Por que alergias dão sono?
Image by Flickr.com, courtesy of Faraz Usmani
O sono causado pelas alergias pode resultar de diversas causas potenciais, como reações alérgicas, medicações, o padrão de sono e exposição recorrente a agentes alergênicos. Sintomas de fadiga alérgica podem ser remediados ao determinar sua causa e eliminá-la.
Síndrome da fadiga da tensão alérgica
De acordo com o "Western Journal of Medicine", alergias a alimentos (principalmente leite, trigo, milho e chocolate) podem causar a síndrome da fadiga da tensão alérgica. Essa condição causa irritabilidade, alergias respiratórias, dores musculares e sonolência.
Fadiga sazonal
Alergias a pólen e mofo sazonais podem resultar em sonolência sintomática durante o dia causada por respostas inflamatórias a liberações de histamina, o que resulta em sintomas de rinite, sinusite e asma alérgicas.
Sono reduzido
Alergias a piolhos e carrapatos podem causar alergias de contato e inalação durante a noite, pois estes organismos se acumulam no colchão e na roupa de cama. A dificuldade de respiração e congestão causam estresse no sistema respiratório, e acabam dificultando que o paciente durma a noite inteira, resultando em sonolência durante o dia.
Medicações
Anti-histamínicos orais, sprays nasais e descongestionantes orais para alergias costumam conter ingredientes como difenidramina e dextrometorfano, que causam efeitos colaterais como a sonolência.
Prevenção e solução
A sonolência causada pelas alergias pode ser prevenida ao limitar sua exposição a alergênicos sazonais, ao manter a casa livre de poeira, mofo, carrapatos e irritantes químicos e ao tratar a alergia com medicamentos que não causam sonolência.
- Image by Flickr.com, courtesy of Faraz Usmani