Como amenizar uma queimadura provocada por nitrato de prata

••• Jupiterimages/PhotoObjects.net/Getty Images

Há diversas maneiras de você se queimar, como, por exemplo, por excesso de exposição ao calor, fogo, água fervente ou mesmo quando a pele entra em contato com produtos químicos. Queimaduras têm três classificações: primeiro, segundo e terceiro graus. As de primeiro grau são as menos graves e as de terceiro, as mais graves. Se a sua pele entrou em contato com um produto químico nocivo, como o nitrato de prata, é importante tratar a queimadura imediatamente para impedir que ela piore.

Passo 1

Remova qualquer vestimenta que possa ter entrado em contato com o nitrato de prata. Se isso não for feito, o nitrato pode infiltrar-se no tecido e piorar a queimadura em sua pele.

Passo 2

Coloque imediatamente a queimadura debaixo de água corrente limpa e fria, por pelo menos 15 minutos. Isso irá assegurar que todo produto químico seja lavado e não continue irritando a pele.

Passo 3

Procure ajuda médica se a queimadura com nitrato líquido for maior do que 5 ou 8 centímetros ou se ela estiver no seu rosto ou outra área sensível do corpo. Deve-se também procurar atendimento médico imediatamente se houver uma queimadura de terceiro grau. Este grau de queimadura danifica todas as camadas da pele e, sem a atenção médica adequada, vai demorar muito tempo para cicatrizar.

Passo 4

Lave a área com sabão desinfetante para evitar que o nitrato permaneça sobre a pele. O sabão irá assegurar que todo o nitrato seja removido e não continue queimando a pele.

Passo 5

Cubra a área queimada com um creme antibacteriano para mantê-la limpa e ajudá-la a curar mais rapidamente. Aplique uma camada de gaze e um curativo em cima da queimadura para manter a área limpa.

Mais recentes

×