×
Loading ...

Como amolar facas com uma lixadeira de cinta

Livros inteiros sobre amolação têm sido escritos. Fazer uma borda cortante em uma faca ou ferramenta é uma habilidade fundamental para um carpinteiro. muitos deles testam a afiação de suas ferramentas raspando um pedaço de pelo do antebraço. Uma ferramenta bem afiada facilita o trabalho de detalhes finos, mas uma lâmina que barbeará precisa ser bem fina e renovada frequentemente. Se a faca não for utilizada para barbear, uma lixadeira de cinta poderá lhe dar uma borda útil rapidamente.

Instruções

Uma lixadeira de cinta pode manter a sua faca afiada (chopping-knife image by Aleksandr Ugorenkov from Fotolia.com)
  1. Coloque uma cinta de granulação 300 na lixadeira. As granulações mais grossas podem remover muito material ou causar sulcos na lâmina.

    Loading...
  2. Ligue a lixadeira. Se estiver utilizando uma máquina portátil, vire-a de cabeça para baixo e prenda-a no torno da bancada antes de ligá-la.

  3. Segure a faca paralela à cinta, em um ângulo de 30º. Passe-a uma vez de encontro com a cinta, da base até a ponta da lâmina. Mergulhe a faca imediatamente na água.

  4. Vire a faca e segure-a paralela à cinta, em um ânulo de 30º, e passe-a novamente com o lado oposto da lâmina. Trabalhe-a da base até a ponta. Mergulhe a faca imediatamente na água.

Loading...

Dicas

  • Repita os passos 3 e 4 até que a lâmina esteja afiada.
  • Mergulhe a faca na água imediatamente após cada passo. O superaquecimento da lâmina pode estragar a sua têmpera e sua habilidade de formar uma borda.
  • A lâmina sempre deve ficar voltada para a direção de corte da cinta, com a borda da faca voltada para a porta de escape da lixadeira. Amolar com a borda afiada voltada para o rolo de alimentação poderá cortar a cinta e danificar o bisel da faca.

Aviso

  • Use luvas e proteção para os olhos. Até uma faca cega pode causar um corte desagradável se for impulsionada pela lixadeira de cinta.

O que você precisa

  • Cinta de granulação 300 ou mais fina

Referências

Loading ...
Loading ...