Como amolecer canalização de PVC

••• Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images

O encanamento de plástico, ou PVC, é usado para proteger fios elétricos do ambiente. Fazer curvas nesse tipo de material pode ser difícil, se não amolecê-lo antes de tentar dobrá-lo. Felizmente, há várias ferramentas que ajudam a fazer isso com mais facilidade. Uma vez que se sabe como amolecer o PVC, qualquer um será capaz de fazer curvas mais acentuadas com os canos do que se conseguiria com metais.

Passo 1

Estime visualmente o ângulo que será necessário dobrar o cano de PVC para fazê-lo se encaixar no local desejado.

Passo 2

Ligue a pistola de aquecimento. Algumas pistolas precisam de um tempo para se aquecerem e funcionarem adequadamente. Leia o manual da qual você estiver usando para qualquer detalhe específico que diz respeito a quanto tempo ela deve ficar ligada antes de usar.

Passo 3

Marque no cano onde será preciso dobrá-lo.

Passo 4

Coloque as luvas de construção. O cano pode queimar sua mão quando ele estiver aquecido, então usar luvas garante que não haja lesões.

Passo 5

Encha a garrafa de spray com água.

Passo 6

Aqueça o local marcado no cano com a pistola de aquecimento. Segure a ferramenta a alguns centímetros de distância para aquecer o PVC. Enquanto o material for aquecido, mova a pistola para esquentar todo o comprimento de maneira uniforme.

Passo 7

Dobre o cano quando ele estiver amolecido com o aquecimento. Uma vez que se colocou o PVC na posição desejada, borrife o material com a garrafa de spray.

Mais recentes

×