×
Loading ...

Como analisar um livro

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Aprender a analisar um livro pode ser muito útil nas aulas no ensino médio e superior, embora também seja um hobby interessante e desafiador. Apesar de existirem vários trabalhos acadêmicos sobre o assunto, que certamente serão muito úteis, há também uma técnica por trás da leitura de um livro quando se tem o objetivo de analisá-lo.

Instruções

Analise um livro
  1. Leia vagarosamente e atentamente. Analisar um livro demanda uma grande atenção aos detalhes para identificar a estrutura, o enredo, os temas e subtemas. Se tiver tempo, leia o romance duas vezes. Tenha um dicionário em mãos para procurar por palavras que não entender.

    Loading...
  2. Sublinhe ou destaque os trechos que parecerem significativos ou importantes. Dessa forma, quando terminar de ler, não precisará revisar o livro todo para encontrá-los novamente.

  3. Verifique as técnicas literárias e os temas recorrentes trabalhados no livro. Faça anotações nas margens quando identificar esses elementos.

  4. Escolha um tópico para tratar. Os livros são repletos de temas interessantes e personagens para analisar e é impossível tratar de todos eles de uma vez. Escolha um que identificar como interessante ou central no romance como um todo - um personagem principal, um tema recorrente ou uma técnica literária como a alegoria, a metáfora ou a sátira.

  5. Desenvolva uma tese ou um argumento e colete todas as evidências para comprová-lo. Por exemplo, se entender que o livro sugere que o capitalismo é ruim para a sociedade, encontre trechos específicos, diálogos ou citações que comprovem essa ideia.

  6. Construa sua análise reunindo as informações e evidências que coletou em uma ideia coerente ou use-as para desenvolver um trabalho, se for um estudante.

Loading...

Dicas

  • Não há respostas certas ou erradas na análise literária, somente ideias comprovadas por fatos do trabalho. Quase todos os livros tem dúzias de temas e elementos que são abertos a qualquer interpretação e cada leitor normalmente tem uma visão diferente de seu significado.
Loading ...
Loading ...