Análise SWOT de laboratório clínico
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A análise SWOT (pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças, em inglês) é uma ferramenta de diagnóstico usada por uma variedade de organizações, de agências de publicidade a laboratórios clínicos. Esta ferramenta é comumente usada no âmbito de uma iniciativa global de gestão estratégica concebida para permitir que a organização se desenvolva e mantenha uma vantagem competitiva sustentável. O método SWOT examina os pontos fortes, fracos e as oportunidades e ameaças para uma empresa. Um laboratório de análises clínicas pode optar por usar a análise SWOT para identificar e tirar proveito de uma variedade de pontos fortes e oportunidades e ao mesmo tempo combater suas fraquezas e ameaças.
Pontos fortes
Pontos fortes consistem em fatores internos que a organização pode explorar para construir uma vantagem competitiva. Estas competências essenciais incluem aquelas coisas que a organização faz melhor. Os pontos fortes da organização são o que agrega valor aos seus produtos ou serviços. Em um ambiente de laboratório de análises clínicas, eles podem incluir a existência de equipamentos de diagnóstico não disponíveis em um concorrente. Ou então, a equipe pode possuir uma mistura única de conhecimento que não é facilmente alcançado dentro da indústria. Uma reputação ou marca forte também pode fornecer força para as organizações. Elas agregam valor aos serviços prestados pelo laboratório e não são facilmente copiadas pelos concorrentes.
Pontos fracos
Os pontos fracos também são fatores internos. Estes incluem todas as áreas em que a organização deve melhorar seus processos, produtos e serviços. Por exemplo, se o laboratório de análises clínicas não dispõe de conhecimentos em uma determinada área, pode perder o negócio para um concorrente. Além disso, o fracasso em obter uma patente sobre equipamento recentemente desenvolvido pode proporcionar uma abertura para que concorrentes repliquem seus processos. Em qualquer situação, o competidor pode usar as fraquezas para sua própria vantagem e superar a organização, pegando uma fatia maior do mercado.
Oportunidades
Oportunidades são fatores externos sobre os quais a organização não tem controle. Esses fatores proporcionam uma oportunidade para a organização expandir e crescer. Para um laboratório de análises clínicas, isso pode incluir o desenvolvimento de novas tecnologias que aumentem sua eficiência. Ele pode também identificar recursos e uma base de clientes de nicho que nenhum concorrente tenha trabalhado anteriormente.
Ameaças
Como as oportunidades, as ameaças são fatores externos. Elas incluem uma variedade de fatores, incluindo ameaças políticas, econômicas, sociais e tecnológicas, que podem ser identificadas usando uma análise PEST. Por exemplo, dentro do ambiente do laboratório, a nova legislação reguladora pode exigir normas mais rigorosas que as anteriores. A organização pode ser obrigada a implementar novos processos e procedimentos para se manter em conformidade. Mudar planos de seguro também pode levar ao aumento de custos para a empresa.
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Referências
Sobre o Autor
Amanda L. Webster has a Master of Science in business management and a Master of Arts in English with a concentration in professional writing. She teaches a variety of business and communication courses within the Wisconsin Technical College System and works as a writer specializing in online business communications and social media marketing.
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