As principais características das estratégias de nível de negócio
strategy image by asaflow from Fotolia.com
As estratégias de nível de negócio são as formadas por unidades de negócios individuais dentro de uma empresa. Existem quatro características que as diferenciam da estratégia corporativa. Os gerentes devem entender essas características e como elas se aplicam à sua tomada de decisão estratégica.
Especificidade
As estratégias de nível de negócio são específicas, em vez de amplas. Isso significa que elas lidam com questões específicas que afetam a unidade de negócio particular. Exemplos de questões específicas são: decidir uma estratégia de preços e criar um mix de produtos. Estas estratégias lidam apenas com a unidade de negócios específica e não se estendem para o resto da empresa.
Orientação a curto prazo
A estratégia corporativa tende a ser orientada para metas de longo prazo. A estratégia de nível de negócio, ao contrário, é focada em objetivos de curto prazo. Exemplos de metas de curto prazo incluem as receitas trimestrais e anuais, retorno dos investimentos e níveis de produção e vendas. As unidades de negócios tendem a se concentrar nesses objetivos a curto prazo, permitindo que os estrategistas corporativos tomem decisões sobre as metas de longo prazo da empresa.
Simplicidade
As estratégias de nível de negócio tendem a ser bastante simples por natureza. Estratégias corporativas tendem a se concentrar em objetivos abstratos, como a construção de competências essenciais ou a criação de flexibilidade da empresa. No entanto, as estratégias de nível de negócio tendem a ser muito mais simples. Os objetivos tendem a ser tangíveis, tais como aumentar a participação no mercado ou desenvolver o reconhecimento da marca.
Independência
Uma característica importante da estratégia de nível de negócio é o conceito de independência da unidade de negócio. É dada à unidade de negócio individual a independência da empresa como um todo, a fim de decidir certas questões estratégicas por conta própria. Isso permite que as estratégias lidem principalmente com as preocupações da unidade, sem a interferência de outras unidades.
Referências
- "The Craft of Strategy Formation"; Eric Wiebes, Marc Baaij, Bas Keibek and Pieter Witteveen; 2007 [em inglês]
- SUNY Albany: Estratégias de nível de negócio [em inglês]
- James Madison University: Estratégias de nível de negócio [em inglês]
Sobre o Autor
Wendel Clark began writing in 2006, with work published in academic journals such as "Babel" and "The Podium." He has worked in the field of management and is completing his master's degree in strategic management.
Créditos Fotográficos
strategy image by asaflow from Fotolia.com