×
Loading ...

Como fazer um anemômetro em casa?

Anemômetros medem a velocidade do vento e usam conchas em rotação em uma haste vertical para fazê-lo. Você pode fazer um anemômetro simples em casa ou testar suas habilidades de engenharia e elétrica para fazer um mais complexo. Estes passos são para a construção de um anemômetro que qualquer aluno de ensino fundamental pode tentar.

Um anemômetro, porém, não importando sua complexidade, deve ser montado para ser preciso. Você pode aproximá-lo com matemática, medi-lo diretamente com um veículo ou túnel de vento ou calibrá-lo com outro anemômetro que já seja preciso.

Instruções

Seu anemômetro caseiro não ficará sofisticado assim, mas funcionará do mesmo jeito (wind image by JASON WINTER from Fotolia.com)

    Faça seu anemômetro

  1. Use o transferidor para medir e marcar quatro pontos de 90 graus de distância no fundo do copo. Fure buracos na parede arredondada do copo logo acima do aro, em cada marca. Tente manter os buracos exatamente a 90 graus de distância.

    Loading...
  2. Fure um buraco no meio vertical exato das paredes dos copos restantes. Um deles é o de cor diferente. Use uma régua para se certificar de que os buracos estejam no lugar certo.

  3. Marque o centro exato de cada canudo.

  4. Coloque um canudo no buraco de um dos copos com apenas um buraco. Dobre-o cerca de 2,5 cm para a esquerda dentro do copo e grampeie-o à parede. Repita com o segundo canudo e outro copo de um buraco.

  5. Passe os canudos pelos buracos do copo com quatro furos para que eles fiquem perpendiculares. Coloque os dois copos restantes nas pontas soltas dos canudos. Certifique-se de que os copos fiquem de frente uns para os outros em sentido horário ou anti-horário em volta do copo central.

    Dobre 1 cm do lado solto de cada canudo para a esquerda e grampeie dentro dos últimos dois copos.

  6. Alinhe os pontos centrais dos dois canudos dentro do copo central. Certifique-se de que os copos estejam todos simetricamente alinhados. Achate os canudos no centro e grampeie sua sobreposição no fundo do copo central.

  7. Empurre a agulha pelos canudos achatados e no fundo do copo onde eles estão. Use um dedal se precisar. Empurre até que metade da agulha saia no fundo.

    Certifique-se de que o conjunto gire livremente ao redor da agulha. Aumente o buraco, se preciso. Você pode enrolar fita adesiva no topo da agulha para que ela não deslize para dentro.

  8. Empurre a agulha dentro da borracha do lápis novo. A borracha deve segurar a agulha firmemente enquanto o conjunto gira sobre ela.

    Usando o anemômetro

  1. Meça a distância do centro de um dos copos ao do seu parceiro no mesmo canudo. Esse é o diâmetro do círculo que seu anemômetro viaja. Multiplique o diâmetro por pi (3,14) para chegar à circunferência.

    Leve o anemômetro para o vento. Meça quantas rotações por minuto (RPM) ele dá. Você pode fazer isso facilmente verificando o copo de cor diferente, que você usou de maneira tão inteligente.

    Multiplique o RPM pela circunferência para calcular a velocidade das voltas do anemômetro. Essa é uma aproximação crua da velocidade do vento que ignora forças aerodinâmicas e fricção.

  2. Ligue seu anemômetro com cuidado a uma extensão de madeira leve mas forte de pelo menos 1,2 m de comprimento (um cabo de vassoura serve).

    Em um dia sem vento, peça para um amigo dirigir um carro em uma velocidade combinada enquanto você segura o anemômetro e conta as rotações. Registre a relação entre o RPM e a velocidade do carro, que é a mesma que a velocidade do ar que passa em um dia calmo. Faça isso para várias velocidades para criar um gráfico preciso de RPM por velocidade do vento.

  3. Coloque seu anemômetro onde ele possa medir o vento livremente. Você pode montá-lo em uma vara para deixá-lo em um lugar livre de prédios e árvores. Se você for segurá-lo enquanto o utiliza, certifique-se de que ele fique bem acima da sua cabeça, para que você não interfira na medição do vento.

Loading...

Aviso

  • Construir seu anemômetro pode ser divertido, mas não use os dados para nada importante. Você não poderá confiar em sua precisão.
  • Seu anemômetro não durará muito na chuva. Os grampos ou a agulha eventualmente enferrujarão.

O que você precisa

  • 5 copos de plástico fino ou de papel (um em uma cor diferente dos outros quatro)
  • 2 canudos plásticos (quanto mais fortes, melhor)
  • Lápis novo com borracha
  • Agulha fina
  • Fita
  • Grampeador
  • Furador
  • Transferidor
  • Cronômetro

Referências

Loading ...
Loading ...