Antídotos caseiros para veneno de cobra
Snake image by Lucid_Exposure from Fotolia.com
Existem muitos tipos de cobras nos EUA, mas apenas duas são venenosas. São as jararacas, uma variedade que inclui cascavéis, trigonocéfalas e a cobra coral, uma outra variedade de cobra. No Brasil, podemos encontrar as jararacas, jararacuçu, surucucu entre outras cobras que possuam veneno. De acordo com o site Health Lessons Online, cerca de 45 mil norte-americanos são mordidos por serpentes a cada ano e 9000 tem alguma experiência com envenenamento por cobra (embora apenas 15 casos por ano sejam fatais). Se for mordido por uma cobra, pode ser uma experiência muito assustadora e você deve procurar ajuda médica imediatamente. No entanto, há várias coisas que você pode fazer nesse meio tempo para adiantar o trabalho dos paramédicos e ajudar a evitar que o veneno se espalhe.
Step 1
Keith Brofsky/Photodisc/Getty Images
Leve a pessoa para longe da serpente e, em seguida, chame uma ambulância. Uma mordida de cobra venenosa precisa de cuidados médicos profissionais e não vale a pena o risco de esperar para ver como seus sintomas se desenvolvem antes de chamar os especialistas.
Step 2
Visage/Stockbyte/Getty Images
Retire o veneno, colocando a sua boca contra a ferida e chupe o sangue. De acordo com o site Health Lessons Online, este é um procedimento normal se o ataque for recente. Cuspa tudo o que entra em sua boca.
Step 3
Comstock/Comstock/Getty Images
Remova qualquer coisa que possa apertar o inchaço em torno da picada, como anéis, relógios e roupas apertadas. De acordo com os recursos médicos da Merck, você também deve manter a pessoa o mais calma possível.
Step 4
John Foxx/Stockbyte/Getty Images
Mantenha o membro picado imobilizado e abaixo do nível do coração para ajudar a diminuir a taxa em que o sangue infectado é bombeado ao redor do corpo enquanto espera a ambulância.
- Não é possível fazer um antídoto caseiro para veneno de serpente. De acordo com o Health Lessons Online, o antídoto em si pode causar uma reação fatal no paciente conhecido como choque anafilático. Para evitar isto, os médicos precisam primeiro testar a sensibilidade do doente ao fármaco através da introdução de uma versão diluída para um sistema de controle e análise de resultados.
- Além disso, devido ao fato de o paciente precisar ser testado primeiro para a tolerância ao antídoto, não é aconselhável dar analgésicos ou outros medicamentos antes da ambulância chegar com os médicos; estes precisam que o paciente esteja sem nenhum tipo de drogas.
- Tomar ações como fazer torniquetes, compressas de gelo e cortar o local da picada não são procedimentos recomendados pela Merck e podem ser potencialmente prejudiciais.
- Snake image by Lucid_Exposure from Fotolia.com