Sinusite crônica felina
Thinkstock/Comstock/Getty Images
A sinusite -- ou infecção dos sinus -- em gatos é tão desconfortável quanto é para os humanos. Ainda pior é a sinusite crônica, infecção que ocorre com frequência e regularmente. O tratamento veterinário para a sinusite crônica é recomendado para aliviar os sintomas e manter seu animal saudável.
Sintomas
Os sintomas da sinusite felina incluem espirros, corrimento dos olhos e do nariz, hemorragia nasal, perda de apetite, mau hálito e arranhadura do nariz ou face. Em casos crônicos, esses sintomas ocorrem frequentemente mesmo depois de ter sido eliminada uma infecção anterior.
Causas
A sinusite crônica pode ser viral, bacteriana, fúngica, resultante de problemas dentais, pólipos nasais ou câncer.
Diagnóstico
Seu veterinário pode fazer exames de sangue, raios X, tomografia computadorizada e ressonância magnética, biópsias ou culturas nasais para diagnosticar a sinusite crônica em seu gato.
Tratamento
O tratamento pode incluir o uso de umidificadores, manter o nariz limpo e seco, antibióticos, anti-inflamatórios, medicamentos antifúngicos ou cirurgia.
Prevenção
Sigas as instruções do seu veterinário para o tratamento adequado. Se você tem mais de um gato, separe os doentes do gato com sinusite crônica para evitar a transmissão.
Referências
- 2ndchance: Doenças respiratória no seu gato [em inglês]
- PetPlace.com: Rinite e sinusite em gatos [em inglês]
- "Pense como um gato: Como criar um gato educado e não um felino mal criado"; Pam Johnson-Bennett; 2000 [em inglês]
Créditos Fotográficos
Thinkstock/Comstock/Getty Images