Como aparar as garras de uma tartaruga de estimação

••• turtle in the hand image by Natalia Pavlova from Fotolia.com

Na natureza as tartarugas desgastam suas garras cavando o chão enquanto buscam por comida ou construindo seus ninhos. A maioria das tartarugas domésticas vive dentro de casa e, a menos que elas consigam ter contato com uma superfície de concreto, não têm a oportunidade de cuidar de suas garras. Como resultado, garras muito grandes podem impedir que o animal caminhe corretamente sem sentir dor. Aprender como aparar as unhas de sua tartaruga melhorará a vida de seu animal e fará com que você economize dinheiro com uma visita ao veterinário.

Passo 1

Segure sua tartaruga entre seus joelhos em uma toalha velha. Qualquer sujeira que a tartaruga fizer durante o procedimento deve ficar na toalha. Você também pode pedir ajuda a alguém pedindo a ela que segure a tartaruga prensando as laterais do casco dela.

Passo 2

Pegue gentilmente, mas com firmeza, uma de suas patas com uma mão e mantenha os dedos esticados. Não deixe que a tartaruga encolha suas patas para o casco.

Passo 3

Apare apenas a ponta da unha usando a tesoura na outra mão. Se você cortar o eponíquio da unha, passe o cotonete úmido no pó hemostático e aplique na unha que estiver sangrando.

Passo 4

Vá aparando todas as unhas da tartaruga.

Mais recentes

×