Aranhas amarelas que são perigosas para os humanos
Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images
Aranhas amarelas são venenosas, elas variam de grandes e peludas que parecem tarântulas a menores. Estas aranhas mordem quando percebem o perigo ou são tocadas. Certas aranhas amarelas devem ser manuseadas com cuidado, pois suas mordidas podem machucar e produzir efeitos colaterais graves.
Nephila
As aranhas Nephila, também conhecidas como a aranhas banana por causa de sua forma e cor, são comuns nos Estados Unidos. Esta aranha tem um abdômen amarelo e um corpo prateado com listras. Suas teias pegajosas são geralmente presas a árvores e arbustos e podem pegar pequenos pássaros ou morcegos, que servem de alimento para ela. Outros alimentos habituais da aranha incluem mariposas, besouros, moscas, gafanhotos e grilos. A sua mordida em um ser humano produz dor em torno do local da ferida, mas é menos severa que uma picada de abelha.
Argiope aurantia
Comumente encontrada no Canadá e nos Estados Unidos, a Argiope aurantia tem um corpo predominantemente amarelo, com algumas manchas pretas em suas pernas e costas. É também conhecida como a "aranha escritora" por causa dos ziguezagues na tecelagem do centro da teia. Estas formas proporcionam estabilidade e força para a teia. A picada dessa aranha cria um inchaço que provoca coceira e geralmente dura de dois a três dias.
Cheiracanthium
As aranhas Cheiracanthium têm menos de um centímetro, mas são muito venenosas. Em no lugar de teias, elas constroem sacos tubulares de seda com cerca de um centímetro de comprimento. Estes são normalmente encontrados na parte inferior de pedras ou folhas. Estas aranhas são responsáveis por mais picadas do que qualquer outro tipo de aranha amarela. A mordida dela é semelhante a uma picada de vespa e as vezes é confundida com a mordida muitas vezes letal de uma viúva-negra. A mordida é bastante dolorosa e pode resultar em vermelhidão, inchaço, os sintomas podem incluir febre, calafrios, tonturas, dor de cabeça e náuseas.
Heteropoda davidbowie
O alemão especialista em aranhas, Peter Jaeger, descobriu esta espécie rara na Malásia. Ele a nomeou em homenagem ao músico britânico David Bowie. O apelido é atribuído ao álbum de Bowie "The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars" de 1972. Jaeger disse ao "The Telegraph" em 2009, que a nomeação de aranhas em homenagem a celebridades ajudou a chamar a atenção para a situação marginal de muitas espécies e mostrar como a atividade humana destrói seus habitats. A Heteropoda davidbowie é grande, com pelagem amarela e oito olhos. É extremamente rápida e pode injetar seu veneno para imobilizar a presa. Estas aranhas se alimentam de insetos como baratas, só irão morder os seres humanos se forem provocadas. A picada causa um pequeno inchaço e dor, que dura um ou dois dias.
Referências
- University of Arizona College of Agriculture and Life Sciences: Animais venenosos [em inglês]
- SpiderzRule: Aranhas comuns dos Estados Unidos [em inglês]
- VenomousSpiders: Aranhas venenosas [em inglês]
- University of Arkansas: Anthropod Museum: Yellow Garden Spider [em inglês]
- The Telegraph: "Earth News -- Rare Yellow Spider Named After David Bowie" [em inglês]
Recursos
Sobre o Autor
Dan Boone has been writing since 1999. His work has appeared on CaribbeanChannel.com and he wrote for the "Virgin Voice" magazine and its website, Virgin Voices. Boone has a Bachelor of Arts in composition and arranging from Berklee College of Music in Boston. He also holds a certificate in digital-sound engineering from the Trebas Institute in Montreal.
Créditos Fotográficos
Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images