Como fazer argamassa para um forno

••• Jupiterimages/Comstock/Getty Images

A argamassa para forno funciona como aglutinante e rejunte, e ela tem vários nomes, incluindo cimento refratário. Existem inúmeras receitas para fazê-la e há três coisas que é preciso saber antes de misturá-la . Primeiro, ela é comercializada pronta, feita em pequenas quantidades e é possível comprá-la em qualquer lugar. Segundo, embora consiga resistir a temperaturas acima de 1000 ºC, ela inevitavelmente quebrará, não por causa do calor, mas devido a expansão e a contração dos tijolos ao seu redor. Finalmente, ela deve ser sempre aplicada em camadas muito finas.

Passo 1

Vista as luvas de borracha e uma máscara de pó. Adicione 4 kg de argila refratária e 4 kg de chamote (um tipo de areia, com elevada concentração de óxido de alumínio) em um balde plástico de 20 L. É possível comprar os dois ingredientes em lojas de materiais para olaria.

Passo 2

Despeje uma xícara de água sobre os ingredientes secos para minimizar a poeira e misture-os com as mãos.

Passo 3

Adicione água, 1/2 xícara de cada vez à mistura seca e misture a argamassa até que ela tenha a consistência de uma massa de biscoito.

Passo 4

Adicione uma colher de sopa da solução de silicato de sódio (vidro líquido) à argamassa molhada e continue a misturar todos os ingredientes com as mãos por mais cinco minutos.

Mais recentes

×