Artesanato para crianças: Marca-página de flores secas
Stockbyte/Stockbyte/Getty Images
Flores secas são um meio bonito e natural de decorar diferentes objetos. Elas também são ideais para projetos infantis porque são gratuitas e simples de fazer. Para marca-páginas, que ficam entre folhas lisas, a melhor forma de secar e preservar as flores é prensando-as. Você não precisa de equipamentos sofisticados para isso, o que faz com que o projeto seja adequado para crianças.
Coletando as flores
Pegue flores mais novas o possível. As crianças devem colhê-las em um dia seco, de preferência no meio do dia, após o orvalho secar, para que elas não estejam úmidas. Colha flores novas que serão fáceis de prensar. Flores com muitas camadas, como rosas, precisam de técnicas especiais. Use flores que tenham pelo menos 2,5 cm de largura.
Secando as flores
Apesar de existirem prensas profissionais para flores, as crianças podem prensar as flores usando um livro pesado e papel toalha. Coloque cada flor entre duas toalhas de papel e coloque-as dentro de um livro. As crianças podem colocar mais livros por cima para aumentar o peso. Deixe as páginas secarem de três dias a uma semana, já que o tempo exato depende do clima local.
Cartão
As crianças devem escolher uma cor de cartão para seu marca-página que complemente o tom das flores escolhidas. Cores mais claras têm menos chance se aparecerem através da flor e distorcerem o tom natural das pétalas, que podem ficar semitransparentes. Papel cartão pode ser durável o suficiente para um marca-páginas. Corte o papel em uma tira de 6,5 por 15,5 cm.
Cola
Use uma cola não-ácida para artesanatos para colar a flor ao marca-página. Coloque uma toalha de papel sobre a flor e ponha um livro por cima até que a cola seque. Para selar a flor no lugar e deixá-la mais durável, passe uma camada de selante e deixe secar.
Referências
Recursos
Sobre o Autor
Mary Stewart has been a news and features journalist since 2000. Her work has appeared in U.K. national newspapers and magazines, including "The Times (of London)," "The Sunday Telegraph," "The Mail on Sunday" and "The Guardian". She has a B.A. in journalism from Napier University.
Créditos Fotográficos
Stockbyte/Stockbyte/Getty Images