Como ativar uma placa de Wi-Fi no Linux Mint

••• Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images

A versão Mint é uma distribuição grátis e de código aberto do sistema operacional Linux. Essa distribuição foi feita para ser de fácil instalação e proporcionar um uso diário facilitado - adequado para usuários com pouca experiência Linux. Na maioria das vezes o Mint identificará seu adaptador sem fio (Wi-Fi) automaticamente, através da ferramenta de gerenciamento de rede. No entanto, em alguns casos pode haver incompatibilidades que impossibilitem esse funcionamento adequado. Você pode ativar sua placa Wi-Fi e conectar-se a redes pelo Mint apenas executando alguns comandos de terminal.

Passo 1

Conecte ao Mint como usuário root. Abra o terminal de comandos, tanto conectando-se pelo modo texto ou abrindo-o em sua área de trabalho gráfica.

Passo 2

Digite o seguinte comando no terminal:

iwconfig

Pressione "Enter". Copie o nome escolhido pelo Linux Mint para sua placa de rede - esse nome será a única palavra alinhada à borda esquerda da tela.

Passo 3

Digite o seguinte comando no terminal:

iwlist wlan0 scan

Substitua "wlan0" pelo nome da sua placa que foi anotado no passo anterior. Pressione "Enter" e o Mint exibirá uma lista de redes sem fio que você pode potencialmente acessar.

Passo 4

Digite o seguinte comando no terminal:

iwconfig wlan0 essid library-wireless

Substitua "library-wireless" pelo nome da rede a qual você deseja se conectar (uma daquelas apresentadas pelo comando "iwlist"). O Linux Mint se conectará à rede. Nesse momento, você já poderá navegar pela Internet e posteriormente fazer o acesso de outras maneiras através da placa de rede de seu computador.

Mais recentes

×