Atividades de autocontrole para escolas

••• Richard Ellgen/Demand Media

Os alunos, em geral, possuem idade suficiente para saber sobre autocontrole e compreenderem que as birras não obterão os resultados desejados. Quanto mais nova a criança for, mais difícil será o seu autocontrole e o comportamento apropriado. Mesmo as crianças bem comportadas podem apresentar problemas durante situações frustrantes ou emocionais. Embora os pais desempenhem um papel fundamental na formação comportamental, as atividades escolares também podem ajudar os alunos a aprenderem e compreenderem os comportamentos e ações adequadas de autocontrole.

Atividades de colorir

Richard Ellgen/Demand Media

Os professores podem realizar atividades de colorir com os alunos, apresentando dicas sobre ações de autocontrole e comportamentos adequados para a obtenção do que desejam. Por exemplo, se os alunos apresentarem problemas em controlar a raiva, os professores podem apresentar materiais com imagens que retratam maneiras de lidar ou controlar a raiva de forma adequada.

Atividades online interativas

Richard Ellgen/Demand Media

As atividades online não só podem ajudar os alunos a compreenderem os vários métodos de controle de raiva e de autocontrole, mas também entreter e divertir os alunos. Os professores podem utilizar esses jogos ou atividades como o "When Monkey Has a Problem" (consulte os recursos) para ensinar comportamentos adequados e inadequados.

Atividades teatrais

Richard Ellgen/Demand Media

Nas atividades teatrais, os alunos devem interpretar um tipo de personagem, em algo semelhante a um esquete. O professor atribui papéis e os estudantes agem como o personagem. Durante a atividade, os professores devem se esforçar para mostrar aos alunos comportamentos apropriados e inapropriados, além de exemplos de autocontrole. Eles podem usar essas atividades para ensinar métodos adequados de autocontrole em diferentes situações. Por exemplo, o professor pode atribuir a um aluno o papel de alguém que está com raiva. O professor, então, diz ao aluno um método de controlar a raiva e, então, o aluno-o interpreta.

Atividades de autoconhecimento

Richard Ellgen/Demand Media

O autoconhecimento é útil na prática do autocontrole. Os alunos precisam entender quando perdem o controle para tornarem-se conscientes da situação e capazes de executar o autocontrole. Os professores podem realizar atividades de autoconhecimento para ajudar os alunos a aprenderem a reconhecer as características mentais que antecedem a perca do controle e a impulsividade de forma negativa. A autoconsciência pode incluir a imaginação de um espaço calmo e sossegado, questionários sobre os problemas de controle e o que causa a sua perca, e a escrita dos medos que resultam na ausência de controle. Tornar-se consciente de si mesmo, muitas vezes, ajuda a prevenir essa perca.

Mais recentes

×