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Atividades para crianças sobre cores e luz

Aprender sobre a luz começa no jardim de infância, com a introdução de atividades sobre ciências, que mostram aos alunos os conceitos de cor e luz. Os conceitos aprendidos incluem o seguinte: a luz nos ajuda a ver as coisas; a luz viaja em linha reta; ela passa através de algumas coisas; algumas coisas refletem; e ela pode ser bloqueada para criar sombras. Para começar a introduzir os alunos à luz e cor, familiarize-os com o vocabulário. Transparente, translúcido, opaco, refletor, reflexão e raio são as palavras básicas sobre cor e luz para ensinar aos estudantes.

Existem diferenças entre as cores primárias da luz e dos pigmentos (John Foxx/Stockbyte/Getty Images)

Atividades para o jardim de infância

Para introduzir a cor e a luz aos estudantes da pré-escola e da primeira série, mostre como a luz viaja através das coisas em linha reta. Dobre duas folhas de cartolina e corte um buraco nos dois lados. Coloque as cartolinas dobradas uma na frente da outra e acenda uma lanterna através dos buracos. Peça aos estudantes para descreverem o que veem. Os alunos dirão que a luz viaja pelos buracos. Explique a eles que a luz passa por todos os buracos porque viaja em linha reta, assim como a luz do Sol viaja à Terra.

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Atividades para 1ª a 3ª série

Escreva o seguinte no quadro: Que cor é formada a partir do vermelho e do verde? Que cor o azul e o vermelho formam? Que cor é formada com azul e verde? Deixe que os estudantes respondam as perguntas, misturando as cores usando giz de cera e papel branco. Compartilhe as observações em grupo. Discuta como as cores primárias do pigmento geram todas as outras. Depois explique aos estudantes como as cores primárias da luz se misturam para fazer outras diferentes do giz. Use três lanternas cobertas com celofane vermelho, azul e amarelo para mostrar que essas três luzes criam combinações diferentes das mostradas no papel.

Atividades para a 4ª e 5ª série

Coloque os estudantes em grupos. Distribua os seguintes materiais para cada grupo: cartolina, lanterna, cinco blocos de cores diferentes e papel para escrever. Instrua os alunos a dobrarem a cartolina na metade, no sentido da largura. Mostre aos grupos como levantá-las nas mesas. Instrua-os a colocar o bloco no ponto onde a cartolina está dobrada. Depois, peça que eles coloquem a lanterna no bloco. Os estudantes devem identificar se o objeto reflete ou absorve a luz. Peça que eles escrevam os resultados. Discuta-os em grupo. Os alunos devem observar que o objeto reflete a cor da luz que eles veem, e absorvem as outras.

Atividades para as séries intermediárias

Os alunos usam cores primárias da luz para criar novas cores. Coloque-os em grupos de três. Distribua o seguinte pelos grupos: três lanternas pequenas; folhas de celofane vermelho, azul e verde; fita adesiva e papel branco. Peça aos alunos para fixarem o celofane ao redor das lanternas, para colorir o feixe de luz branca. Instrua-os a usar as lanternas para misturar as cores no papel branco. Conforme eles experimentam, peça que registrem as cores criadas. Discuta as anotações em grupo. Compare a mistura das cores primárias de pigmento com as da luz.

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Referências

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