×
Loading ...

Atividades para ensinar crianças a esperarem sua vez

Ter um filho que sabe como esperar sua vez pode ser ótimo no ensinamento de boas maneiras e de etiqueta adequada. No entanto, isso pode ser complicado pelo fato de que crianças não têm muita paciência e estão mais preocupadas em ganharem o que querem agora. Você pode tentar diversas atividades para as crianças brincarem que as ajudarão a aprender a esperar sua vez.

As crianças contrariadas podem fazer beiço e se tornar difíceis (leonardo irato image by Giuseppe Porzani from Fotolia.com)

Pirata vermelho

O pirata vermelho é um jogo para ser jogado ao ar livre em um campo. As crianças devem ser divididas em dois grupos e ficar de mãos dadas. Cada time terá sua vez de correr entre as crianças da linha oposta, tentando romper as mãos dadas. Se não conseguirem, são integradas na linha oposta. Se conseguirem, podem "roubar" um integrante do outro time. Esse jogo ensina as crianças como esperar, pois apenas uma pessoa joga por vez, o resto deve aguardar sua vez e ser paciente.

Loading...

Sinal vermelho, sinal verde

Este é um jogo em que uma criança deve ser a líder e as outras são os carros. Faça com que as crianças se alinhem a 6 metros de quem será o líder, que estará de costas para os outros. Quando ele disser "sinal verde", as crianças começam a andar em sua direção. Quando o líder quiser, pode se virar e dizer "sinal vermelho". Isso faz com que as outras parem de caminhar. A primeira criança a chegar no líder ganha e vira o próximo. As que continuam caminhando quando o sinal estiver vermelho estão fora. Isso ensina paciência às crianças.

Mamãe, posso ir?

Este jogo é parecido com o anterior, mas quem fala tem mais poder para ditar os movimento das outras crianças. Faça com que as crianças se alinhem na mesma maneira, com um líder. Ele deve gritar um movimento em específico (por exemplo, um grande passo, dez pequenos passos, pular três passos). A criança pergunta "mamãe, posso ir?" e o líder deve dar ou negar permissão. A primeira criança a alcançá-lo ganha o jogo e se torna o próximo líder.

Que horas são?

Nesse jogo, o líder fica levantado de costas para as outras crianças que estão em fila, de preferência ao ar livre. As crianças devem gritar "que horas são?". Ao passo de que o líder responde com um número, de 1 a 12. Esse é o número de passos que as crianças podem avançar. No entanto, a qualquer momento, o líder pode dizer "hora da refeição" em vez de dar um número. Assim, o líder se vira e tenta pegar uma das crianças, voltando para a linha de partida. Se ele tiver sucesso em pegar uma das crianças, ela vira o próximo líder. Se não, o jogo recomeça com o mesmo. A primeira criança a alcançar o líder sem que ele se vire vence o jogo.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...