Do que brincam as crianças italianas?

Jupiterimages/Creatas/Getty Images
Os jogos e brincadeiras infantis mais tradicionais são em sua maioria conhecidos em várias partes do mundo. No entanto, dependendo do país ou da região, é comum que existam variações. As crianças italianas preferem jogos ao ar livre, que exijam pouco ou nenhum equipamento, mas que envolvam vários participantes. Na Itália, esses jogos costumam incluir várias cantigas ou rimas que são incorporadas à brincadeira.
Lupo delle ore
Número mínimo de jogadores: três Número ideal de jogadores: sete
Em tradução livre, ''lupo delle ore'' significa ''a hora do lobo''. Uma das crianças é escolhida para ser o lobo (lupo). O lobo permanece de costas para os outros participantes, que devem formar uma linha a certa distância. Os jogadores gritam "Lupo che ore sono?" (''Lobo, que horas são?''), e o lobo responde com um número. Os participantes então aproximam-se do lobo dando um número de passos correspondente ao que o lobo falou e perguntam novamente as horas. Se ao invés de responder com outro número, o lobo responder "Ho fame!" ("Estou com fome!"), ele então vira-se de frente e tenta pegar o máximo de crianças que conseguir antes que elas cheguem novamente à posição original.
Regina, Regina bella
Número mínimo de jogadores: quatro Número ideal de jogadores: dez
Nessa brincadeira, uma criança é escolhida para ser a ''Regina'' (rainha), que deve ficar de frente para os outros. Os súditos da rainha então cantam:
"Regina, Regina bella, quanti passi devo fare per arrivare al tuo castello con la fede, con l’anello, con la punta del coltello?"
("Rainha, bela Rainha, quantos passos devo dar para chegar ao vosso castelo? com a fé, com o anel, ou com a ponta da faca?")
A rainha então grita um número e cita um animal. As crianças aproximam-se dela com um número de passos correspondente ao ordenado e imitando o animal. A primeira criança a alcançar a rainha vence o jogo.
Fazzoletto peo peo
Número mínimo de jogadores: cinco Número ideal de jogadores: 14
Nesse jogo, as crianças devem se sentar em forma de círculo, exceto um dos jogadores, que deve andar em volta dele carregando um lenço. As crianças da roda cantam:
"Fazzoletto Peo Peo se ti trovo ti dareo se ti trovo in un canton ti darei uno scupazon"
("Peo Peo Lencinho Se você achar, vai entregar Se encontrar em algum canto Um tapa vou lhe dar")
A criança de fora tenta deixar o lenço atrás de um dos participantes sentados sem que ele perceba. O jogador sentado, se for atento, percebe o lenço e se levantará para correr em volta do círculo atrás da criança que o deixou, e ela, por sua vez, tenta sentar no lugar vazio deixado por quem se levantou.
Strega comanda color
Número mínimo de jogadores: três Número ideal de jogadores: 11
Um jogador será a ''strega'' (bruxa), que grita o nome de uma cor. Os outros devem procurar algum objeto com essa cor antes que a bruxa corra atrás e pegue algum deles. O objeto pode ser peças de roupa ou qualquer outra coisa que esteja por perto. Se a bruxa conseguir pegar algum jogador, ele acaba virando a nova bruxa. Caso ela não consiga pegar ninguém, o jogo recomeça e ela grita outra cor.
Referências
Sobre o Autor
Mark Keller has been writing everything from short stories to political commentary over the course of the past decade. He has written professionally since 2009 with articles appearing on LibertyMaven.com, Penguinsightings.org, Pepidemic.com and various other websites. He is a theater major at Hillsdale College in Michigan.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Creatas/Getty Images