Atividades de estimativa para o 3º ano

Use dinheiro em uma jarra para estimativa

la collecte image by harmonie57 from Fotolia.com

A estimativa é uma aproximação do resultado final que é medida quando não há dados suficientes. Converse com seus alunos sobre as situações que eles já usaram estimativa. Talvez tivessem guardado suas mesadas para um vídeo-game, mas não tinham certeza se tinham o valor suficiente. Talvez eles quisessem ir à um parque de diversões particular e os preços eram muito altos. A melhor maneira de reforçar a estimativa ou qualquer aula na escola primária é ressaltar as implicações do mundo que as crianças podem entender.

Jarra de dinheiro

Peça para seus alunos adivinharem quanto dinheiro tem em uma jarra cheia de moedas. Esse é um ótimo jogo de estimativa e pode ser usado como ferramenta de ensino, deixando um mistério sobre a quantidade de dinheiro. Diga aos alunos que em um mês você vai revelar quanto tem no pote. Cada semana você revela uma pista e a pessoa que adivinhar o valor mais próximo recebe um prêmio no final do mês. À cada semana, revela-se um enigma sobre quantas moedas de cada valor têm. Talvez você pode dizer que foi na lavanderia e usou R$ 10,00, mas usou somente uma metade e o restante está no jarro. As duas primeiras semanas podem ter palpites relacionados à sorte, mas nas duas últimas, os valores começam a ficar mais precisos.

Peso

Colete uma grande quantidade de itens leves e pesados e determine seu peso. Dê à seus alunos o desafio de estimar a maioria dos itens corretamente. Tenha em mãos um peso de 1,4 kg e um de 2,3 kg para dar aos alunos a oportunidade de testarem os objetos contra eles. Incentive-os a trabalharem juntos no projeto, embora possa haver apenas um vencedor no final. Fale das situações do mundo real que possam fazer com que você tenha que adivinhar o peso -- por exemplo, um caminhão sobre uma ponte com um peso limitado.

Circunferência

Essa atividade funciona bem na sala de aula ou em uma noite de matemática, quando muitos professores e familiares estão envolvidos. Para esse jogo, você vai precisar de muitos itens redondos. Algumas opções são uvas, pratos, cabaças, Frisbees e bolas de golfe. Dê à seus alunos a fórmula da circunferência e peça que estimem qual é a de cada item. Em seguida, meça a circunferência para determinar quem chegou mais perto.

Distância

Essa atividade funciona bem em uma sala de aula, mas é mais eficaz em um ginásio. Dê aos alunos uma planilha com dois espaços em branco ao lado de espigas de milho, sapatos, corpos dos amigos, saltos e mais. Você vai precisar de espigas de milho ou qualquer outra ferramenta de medição que você criar. Os alunos vão usar o primeiro espaço em branco para estimar quantos comprimentos de um objeto cobrem a distância de uma extremidade à outra do ambiente. Depois, eles vão testar esses comprimentos usando milho, seus sapatos ou os corpos dos amigos. Os alunos vão gostar de deitar no chão para medirem seus corpos, mas também vão entender mais sobre o tamanho de uma sala grande.

eHow Brasil
×