×
Loading ...

Atividades de matemática usando dominós no primeiro ano do ensino fundamental

O jogo de dominós oferece uma maneira interessante e diferente de ensinar habilidades básicas de matemática para os alunos do primeiro ano do ensino fundamental. A técnica é ideal, pois usa vários estilos de aprendizagem para ensinar novas habilidades. Os alunos visuais veem os pontos sobre os dominós e usam-nos para resolver o problema de matemática. Os estudantes táteis ou os envolvidos em participação ativa tocam os pontos à medida que encontram a solução dos problemas. Os aprendizes verbais contam os pontos em voz alta enquanto solucionam os problemas de matemática.

Qualquer jogo de dominós funcionará para atividades de matemática (domino effect - dominos isolated on the white image by Elnur from Fotolia.com)

Adição com dominós

Essa é uma atividade simples utilizada para reforçar as habilidades básicas de adição. Dê a cada aluno uma folha de papel com oito dominós vazios traçados. Em seguida, entregue às crianças oito dominós virados para baixo O aluno desvira um dominó e copia o número de pontos que se encontra sobre a peça em branco na folha. Ele então escreve uma frase numérica de adição usando o número total de pontos de cada lado do dominó. Finalmente, o estudante totaliza o número de pontos e, por conseguinte, resolve o período de adição. O aluno repete isso até que todos os dominós sejam utilizados.

Loading...

Contando com dominós

Essa atividade pode ser feita com qualquer jogo de tabuleiro que use dados. Substitua os dados pelos dominós. Em vez de rolar os dados, a criança vira um dominó a partir da pilha. Ela, então, conta o número de pontos no dominó. Isso determina o número de espaços que a criança move no tabuleiro, repetindo-se durante todo o jogo. Se todos os dominós forem usados antes de o jogo acabar, basta virar os dominós de volta e continuar a usá-los.

Comparando dominós

Essa atividade ensina e reforça a comparação de números. Cada aluno recebe dois dominós que são colocados em frente deles e virados para baixo. Uma vez que cada aluno recebeu um par de dominós, chame-os individualmente para os desvirarem e examinarem. As peças devem permanecer no mesmo local onde foram colocadas em primeiro lugar. Um a um, permita que cada aluno compare seus dominós. Peça-lhes para determinarem e compartilharem em voz alta se a peça em seu dominó esquerdo é maior que, menor que ou igual à peça, à sua direita.

Subtração de dominós

Essa atividade reforça as regras e habilidades de subtração. Dê a cada aluno oito dominós voltados para baixo e, em seguida, uma folha de papel com quatro pares de dominós em branco. Cada criança vira dois dominós. Antes, copia seus padrões de pontos de dominós na folha, devendo primeiro determinar qual deles tem a maior quantidade de pontos. Esse é o primeiro dominó na frase de subtração. Em seguida, o aluno pode copiar o segundo dominó no lugar correspondente, em branco, da folha. Uma vez que desenhou em todos os pares de dominó, ele formou frases verdadeiras de subtração que deve então resolver.

Loading...
Loading ...
Loading ...