×
Loading ...

Atividades de arte pop para alunos do ensino fundamental

A arte pop é interessante e divertida, e utiliza imagens da mídia de massa e cultura popular para criar obras de arte que, por vezes, passam uma mensagem. Ela começou na década de 1950, e artistas como Andy Warhol, Keith Haring e Richard Hamilton criaram obras de arte únicas em estilos originais que nunca tinham sido vistos antes.

A arte é parte fundamental da educação (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)

Pessoas com Keith Haring

Compartilhe o trabalho de Keith Haring com os alunos e discuta como muitas de suas criações usam figuras gráficas com detalhes ao seu redor. Às vezes, esses detalhes são feitos por meio de linhas escuras sólidas, ou através do uso de padrões e cores. O artista gostava de usar cores básicas, como vermelho, amarelo, preto e branco. Peça aos alunos para escolherem quatro cores de tinta que utilizarão para criar seu projeto, e use um papel branco de 30 x 30 cm. Crie uma forma básica grande de uma pessoa no papel fazendo uma ação, como dançar. Use tinta têmpera preta para fazer uma linha escura sólida em torno da forma final para realçá-la, como Keith Haring fazia. Com as quatro cores selecionadas, crie movimento em torno da forma criando padrões ou linhas.

Loading...

Retratos com Andy Warhol

Compartilhe alguns dos retratos de Andy Warhol com os alunos, discutindo o uso da repetição e da cor. Peça aos alunos para trazerem uma foto de si mesmos e, usando uma fotocopiadora, faça quatro cópias de 20 x 25 cm de cada foto. Recorte um papel branco grande em um retângulo e peça aos estudantes para colar as fotografias em uma fileira. Usando marcadores, pinte cada fotocópia de forma diferente. Use cores que não sejam típicas para o rosto, como cabelo cor de rosa, ou olhos roxos. Andy Warhol gostava de usar cores contrastantes, como rosa e verde, e amarelo e azul. Encoraje os alunos a utilizarem uma combinação de cores contrastantes em cada uma de suas obras de arte.

Colagem com Richard Hamilton

Richard Hamilton criou colagens com situações justapostas que fizeram as pessoas pensar e questionar as coisas ao seu redor. Olhe para a colagem de Richard Hamilton e repare na sua atenção aos detalhes quando recortar imagens. Utilizando revistas antigas, peça aos alunos para criarem sua própria colagem original. Use uma página de uma revista de 25 x 30 cm como pano de fundo, e em seguida, corte cuidadosamente outras coisas para se encaixarem na colagem. Pense no fundo, meio-termo e no primeiro plano. Encoraje os alunos a escolherem um tema para a colagem e tente criar uma obra de arte final que faça com que outros queiram ver mais de perto.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...