Atividades de artes na educação especial
arts and crafts image by Gina Smith from Fotolia.com
Através da arte alunos aprendem a se expressar de maneira criativa, a valorizar os pontos de vista de outras pessoas e a ampliar sua imaginação. Atividades de arte podem auxiliar o desenvolvimento de habilidade motoras finas, expandir a consciência cognitiva e ajudar a consolidar a tolerância e aspectos sociais, além de aumentar a concentração. Elas também podem ter caráter terapêutico. Isso é benéfico para todos os alunos, aqueles com desenvolvimento considerado normal e em particular, para aqueles com necessidades especiais.
Giz Impermeável
Jeffrey Hamilton/Photodisc/Getty Images
Essa é uma atividade de arte simples que ajuda no desenvolvimento de habilidades motoras finas e permite que os alunos se expressem de maneira criativa. A atividade também ajuda a autoestima já que não há uma maneira certa ou errada em criar o projeto. Forneça aos alunos giz de cera de cores claras e papel. Instrua-os a desenhar no papel da maneira que cada um quiser. Certifique-se de que eles desenhem colocando bastante pressão no giz de cera. Quando eles terminarem de desenhar, dê a eles tinta guache preta diluída e pincéis. Instrua-os a pintar sobre os desenhos de giz de cera, cobrindo todo o papel. Eles adorarão ver as lindas imagens que aparecerão através da tinta preta, já que a tinta não se adere ao giz.
Arte Musical
Visage/Stockbyte/Getty Images
Alunos de educação especial expressam seus sentimentos através da arte com essa atividade. Distribua papel para desenhar, tinta aquarela, pincéis e copos de água. Comunique aos seus alunos que eles irão pintar enquanto ouvem música, transmitindo através de sua pintura, como a música os faz sentir. Ponha um CD que contenha vários tipos de música - clássica, jazz, rock, etc. Os alunos devem pintar enquanto ouvem a música. Peça que pintem um quadro diferente para cada música. Quando eles tenham terminado, pergunte a eles como a música os fez sentir. Por exemplo, se a música fez com que ficassem felizes, talvez eles tenham utilizado cores vivas, se a música fez com que se sentissem relaxados, talvez eles tenham criado linhas suaves com cores mais frias. Além de expressar seus sentimentos, alunos irão aprender a valorizar os sentimentos dos outros.
Bijuteria de Miçangas
Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images
Alunos desenvolvem a concentração, habilidades motoras finas e a autoconfiança com essa atividade. Adquira diferentes tipos de miçanga, essas podem ser encontradas já em conjuntos. Mostre a maneira que elas devem ser postas no cordão. Pergunte aos alunos se eles preferem fazer uma pulseira ou um colar e corte um cordão no comprimento necessário. Dê um nó em uma das extremidades e deixe os alunos criarem sua bijuteria, colocando as miçangas no cordão. Eles podem utilizar a quantidade e as cores que eles escolherem. Quando eles terminarem, amarre as extremidades. Os alunos podem orgulhosamente usar as bijuterias que criaram.
Mais Artigos
Sobre o Autor
Lily Mae began freelance writing in 2008. She is a certified elementary and literacy educator who has been working in education since 2003. Mae is also an avid gardener, decorator and craft maker. She holds a Bachelor of Arts in education and a Master of Science in literacy education from Long Island University.
Créditos Fotográficos
arts and crafts image by Gina Smith from Fotolia.com