Atividades em sala de aula usando as teorias de aprendizagem de Piaget

A teoria do desenvolvimento cognitivo de Piaget apresenta os diferentes modos de as crianças aprenderem conforme a idade delas

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Jean Piaget foi um filósofo e biólogo suíço, nascido no final do século 19. A teoria do desenvolvimento formulada por Piaget refere-se à maneira como as crianças pensam e aprendem em diferentes idades. Usar esse conceito em sala permite ao educador customizar as aulas para melhor se encaixarem nas ideias que o filósofo desenvolveu para aquela faixa etária.

Os estágios

A teoria do desenvolvimento cognitivo descreve quatro estágios de progressão da criança baseados na idade dela. No estágio sensório-motor, que dura até os dois anos de idade, as crianças começam a compreender a si mesmas e a perceber a diferença entre elas e o mundo exterior ou o ambiente através da interação. Nessa etapa, elas aprendem a distinguirem-se dos objetos externos. Entre as idades de dois e sete anos, a teoria declara que os pequeninos estão na fase pré-operacional, no qual eles não podem compreender inteiramente conceitos abstratos, mas começam a classificar os objetos com simplicidade. O terceiro período, que é o das operações concretas, perdura dos sete aos 11 anos. Neste momento, o abstrato entra na aprendizagem e a criança começa a conceituar e dar estrutura ao mundo físico e às experiências. Finalmente, a fase das operações formais dura dos 11 aos 15 anos. Nesse intervalo, o aluno compreende e usa o raciocínio dedutivo e a informação hipotética, parecendo-se muito com o desenvolvimento cognitivo dos adultos.

Estágio pré-operacional

A criança aprende melhor no estágio pré-operacional manipulando objetos

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Entre os quatro e sete anos, as crianças começam tipicamente a ir à escola. É o estágio pré-operacional. Neste momento, elas aprendem através de métodos físicos; as atividades de ensino devem incluir excursões, projetos e a manipulação de objetos. Por exemplo, uma criança que esteja aprendendo a operação da adição pode achar fácil assimilar por meio de blocos físicos, os quais ela pode adicionar ou subtrair do grupo. Este método se opõe à instrução realizada simplesmente através da escrita ou de exemplos.

Operações concretas

Entre as idades de sete a 11 anos, a teoria de Piaget explica que os alunos começam a compreender conceitos abstratos, o que significa que eles não precisarão de muito estímulo físico para aprender. As atividades em sala de aula devem usar a criatividade para promoverem pensamentos abstratos e idealizados. Quebra-cabeças e charadas também são bastante adequados para esse estágio, bem como debates amplos e exercícios que promovam uma compreensão mais profunda dos conceitos, indo além do que eles já aprenderam até agora na escola.

Operações formais

No estágio das operações formais os alunos aprendem através de debates

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O período das operações formais dura até o ensino médio e corresponde ao estágio final de desenvolvimento de Piaget, antes da fase adulta. Nesse momento, as atividades em sala de aula incluem exercícios de raciocínio, debates e a exploração da literatura ou dos meios de comunicação, para estimular a compreensão das mensagens e conceitos subjacentes. Os alunos desse nível podem aprender através de uma ampla variedade de métodos e atividades, que promovam o pensamento crítico, hipotético e o raciocínio dedutivo.

Considerações

Embora a teoria de Piaget forneça um mapa básico para o desenvolvimento cognitivo da infância, não é um guia inalterável. A idade na qual uma criança específica entra e sai de cada estágio depende grandemente do desenvolvimento e da qualidade de sua educação. Essa teoria não leva em conta a individualidade de cada um dos alunos ou estilos de aprendizagem, o que torna difícil que ela se aplique beneficamente e do mesmo modo a cada pessoa.

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