Atores brasileiros reconhecidos internacionalmente

••• Getty Images

Alguns atores brasileiros, de olho em Hollywood, decidiram focar suas carreiras na realização de trabalhos fora do Brasil. Muitos começaram carreira aqui e, depois, decidiram expandir, como é o caso de Rodrigo Santoro. A precursora é a estrela Sonia Braga, que já nos anos 1980 estourou no exterior. Mas para encarar uma carreira em um mercado competitivo, é preciso ultrapassar a barreira do idioma e falar perfeitamente inglês, entre tantos outros diferenciais na carreira de um ator. Já outros, por incrível que pareça, são pouco conhecidos aqui, como é o caso da atriz Morena Baccarin. Confira os artistas brasileiros famosos que tem ganhado notoriedade internacional.

Overview

Alguns atores brasileiros, de olho em Hollywood, decidiram focar suas carreiras na realização de trabalhos fora do Brasil. Muitos começaram carreira aqui e, depois, decidiram expandir, como é o caso de Rodrigo Santoro. A precursora é a estrela Sonia Braga, que já nos anos 1980 estourou no exterior. Mas para encarar uma carreira em um mercado competitivo, é preciso ultrapassar a barreira do idioma e falar perfeitamente inglês, entre tantos outros diferenciais na carreira de um ator. Já outros, por incrível que pareça, são pouco conhecidos aqui, como é o caso da atriz Morena Baccarin. Confira os artistas brasileiros famosos que tem ganhado notoriedade internacional.

Sonia Braga

Robin Marchant/Getty Images Entertainment/Getty Images

Sonia Braga iniciou sua carreira aos 18 anos e protagonizou filmes de grande sucesso no Brasil, como “Dona Flor e Seus Dois Maridos” e “A Dama do Lotação”. Ela também estrelou novelas que marcaram época, como “Dancin’ Days” e a inesquecível “Gabriela”. Na década de 1980, a atriz foi viver nos Estados Unidos e filmou em 1985 “O Beijo da Mulher Aranha”, com Raul Julia. A grande repercussão do filme impulsionou a carreira internacional da atriz, que se mudou definitivamente para os Estados Unidos. Entre os sucessos estrelados por ela, estão os filmes "Rebelião em Milagro", de Robert Redford, "Luar sobre Parador" e os seriados "The Cosby Show", "Sex And The City", "American Family", "Law & Order", "CSI: Miami", "Alias" e "Brothers and Sisters".

Rodrigo Santoro

Paul A. Hebert/Getty Images Entertainment/Getty Images

O ator, que brilhou em produções nacionais, como o travesti Lady Di no filme "Carandiru" e o jovem Wilson, internado à força em um manicômio pela família, no longa "Bicho de 7 Cabeças", investiu bastante na carreira fora do Brasil. Ele gravou um comercial da Chanel com ninguém menos que Nicole Kidman, participou do filme “As Panteras 2”, viveu o rei Xerxes no comentadíssimo “300” e fez uma ponte no seriado "Lost", entre outros trabalhos.

Alice Braga

Frederick M. Brown/Getty Images Entertainment/Getty Images

A atriz seguiu os passos da tia Sonia Braga e investiu em sua carreira internacional. Embora Alice Braga nunca tenha feito novela, ela estrelou filmes brasileiros importantes, como “Cidade de Deus”, “O cheiro do ralo” e “Cidade Baixa”, esse último que inclusive a levou a receber o prêmio de melhor atriz no Festival de Veneza, um marco para o início de sua carreira no exterior. A atriz atuou no filme “Eu sou a lenda” ao lado de Will Smith, contracenou com Anthony Hopkins em “O Ritual”, e também no longa-metragem baseado no livro de José Saramago, “Ensaio sobre a cegueira”.

Gisele Fraga

Andreas Rentz/Getty Images Entertainment/Getty Images

A atriz brasileira sempre sonhou em morar e estudar no exterior. Aos 18 anos, ela trabalhou como modelo nos Estados Unidos, na cidade de Nova Iorque, e se apaixonou pelo país. Em julho de 2012, Gisele foi premiada como melhor atriz no Hoboken Festival, em Nova Jersey, por seu trabalho no longa-metragem "The River Murders" (traduzido como "Relações Criminosas") que tem no elenco Ray Liotta e Christian Slater. A carreira internacional da atriz está sob orientação de Bob McGowan, o mesmo agente que cuidou da carreira da atriz Julia Roberts por 15 anos. No Brasil, Gisele fez diversas novelas, entre elas, Lua Cheia de Amor e Malhação.

Seu Jorge

Eric Jamison/Getty Images Entertainment/Getty Images

O cantor, compositor e ator Seu Jorge já foi borracheiro, marceneiro, relojoeiro e contínuo. Mas foi através da música que ele ficou conhecido. O que poucos sabem é que Seu Jorge já fez até cinema. Ele participou de “Cidade de Deus” e também de "A Vida Marinha de Steve Zissou", em que interpretou um músico amador ao lado de Bill Murray na grande produção dirigida por Wes Adnerson. Agora, o ator se prepara para encarar ninguém menos que o mítico guitarrista Jimi Hendrix. O filme será rodado em 2013.

Giselle Itié

Globo / Getty Images

A atriz Giselle Itié é mexicana naturalizada brasileira e, há algum tempo, tem investido em sua carreira internacional. Ela estrelou, ao lado de Sylvester Stallone, Jason Statham e Mickey Rourke, o filme de ação "Os Mercenários" e tem realizado uma série de testes em Hollywood. "Nunca tive objetivo de ter uma carreira lá fora, o que vier é lucro", diz Giselle Itié. No Brasil, Giselle iniciou sua carreira fazendo novelas no SBT e, depois, atuou em "Esperança" e "O Profeta", ambas novelas da Rede Globo. Em 2006, ela foi protagonista da série "Avassaladoras", baseada no filme dirigido por Mara Mourão.

Morena Baccarin

Alberto E. Rodriguez/Getty Images Entertainment/Getty Images

A carioca Morena Baccarin mora há anos nos Estados Unidos e ficou conhecida por lá em 2005, quando interpretou uma alienígena no filme "Serenity", que foi um enorme sucesso entre os geeks. Em 2009, Morena foi a protagonista da série “V” em que interpretou novamente uma extraterrestre. Em janeiro de 2013, a atriz concorreu ao Screen Actors Guild Awards, o SAG, premiação do Sindicatos dos Atores dos Estados Unidos, como Melhor Elenco em Série Dramática por Homeland.

Wagner Moura

TV Globo / Márcio de Souza

Um dos atores brasileiros mais aclamados da atualidade, o talentosíssimo Wagner Moura também está investindo na carreira internacional. Em 2012, ele participou de “Elysium”, um filme de ficção científica dirigido pelo sul-africano Neil Blomkamp. Mas, seu grande passo como ator em terras estrangeiras foi encarnar o cineasta Federico Fellini em um filme independente nos Estados Unidos. O longa-metragem, dirigido por Henry Bromell (produtor-executivo da premiada série Homeland) tem estreia prevista para março de 2013.

Milton Gonçalves

TV Globo / Divulgação

O veterano ator Milton Gonçalves tem em seu currículo algumas participações em produções internacionais. Ele já atuou nos filmes “Kickboxer 3: The Art of War”, “Orquídea Selvagem”, “Luar sobre Parador” e “O Beijo da Mulher-Aranha”. Em 2006, ele apresentou o prêmio Emmy internacional. No Brasil, sua carreira foi marcada por muitos personagens de sucesso. Foram mais de 40 novelas, minisséries e programas de humor. Ele dirigiu as primeiras versões de "Irmãos Coragem", de 1970; "A Grande Família", de 1972 e "Escrava Isaura", de 1976. Ele também participou da primeira versão da série "Carga Pesada".

Bruno Campos

Getty Images

Ainda pequeno, o ator carioca Bruno Campos chamou a atenção por sua atuação no filme brasileiro O Quatrilho, de Fábio Barreto, que concorreu ao Oscar em 1996. Alguns anos depois, o jovem ator mudou-se para Los Angeles e participou das séries "Jesse", "Will&Grace", "E.R." e "C.S.I. Mas em foi em “Nip/Tuck" em que interpretou o médico latino Quentin Costa, que Bruno ficou conhecido. Em 2009, o ator também atuou como dublador no filme da Disney "A Princesa e o Sapo", onde deu voz ao Príncipe Naveen, que na versão brasileira foi dublada pelo ator Rodrigo Lombardi.

Julia Goldani Telles

Frederick M. Brown/Getty Images Entertainment/Getty Images

O seriado exibido pelo canal de TV ABC Family, "Bunheads", uma expressão popular para bailarinas revelou a atriz (e bailarina) brasileira de apenas 18 anos, Julia Goldani Telles. Na série, ela encarna Sasha Torres, uma dançarina brilhante que tem uma série de dificuldades familiares. Julia mora em Nova Iorque desde os seis anos e fala fluentemente tanto o inglês como o português. "Ser brasileira me ajudou muito como bailarina e atriz, pois me sinto confortável com meu corpo e sei ser agradável com as pessoas. Tenho mesmo um jeitinho brasileiro", disse Julia à BBC Brasil.

Maiara Walsh

Kevin Winter/Getty Images Entertainment/Getty Images

A atriz de origem brasileira Maiara Walsh (sua mãe é brasileira) fala fluentemente português, inglês e espanhol, mesmo morando nos Estados Unidos desde os três anos de idade. Ela despontou como atriz em 2007 ao interpretar Meena Paroom na série "Cory na Casa Branca". Em 2010, deu voz à personagem Jenny na animação "Adolepeixes", do Disney Channel. Maiara fez a continuação do filme "Meninas Malvadas 2" em que interpretou a vilã Mandi DuPont. O filme revelou também as atrizes Lindsay Lohan, Rachel McAdams e Amanda Seyfried. Ela também atuou em "The Vampire Diaries" e na série "Switched at Birth".

Mais recentes

×