Tendências de moda na Inglaterra
Gareth Cattermole/Getty Images Entertainment/Getty Images
Em 2009, a moda britânica implicava em estilistas britânicos, como Burberry, Alexander McQueen, Vivienne Westwood, Stella McCartney e outros. A música e a cultura britânica influenciam fortemente a moda na Inglaterra. Alguns visuais incluem o punk inspirado pela música de mesmo gênero com kilts xadrez, correntes, alfinetes e botas de combate aos trajes elegantes de montaria (calças, camisas polo, colete, jaqueta e botas de montaria). Outros visuais podem incluir um terno de alfaiataria para os homens ou um sobretudo, guarda-chuva e botas de chuva, que se tornaram populares pela marca Burberry, devido ao tempo chuvoso constante na Inglaterra.
Música e moda britânica
Steve Mack/Getty Images Entertainment/Getty Images
A música tem influenciado as tendências da moda britânica ao longo das décadas, desde os Beatles aos Sex Pistols até a Amy Winehouse. Vivienne Westwood contribuiu para o movimento punk do final dos anos 1970 e 1980, em conjunto com a famosa banda punk, The Sex Pistols. Os desenhos da estilista foram muito influenciados pela era Elizabetana, utilizando espartilhos e as armações de saias, fazendo referência à realeza da Inglaterra. Stella McCartney, filha do Beatle Sir Paul McCartney, tem uma linha de roupas com seu próprio nome, iniciada em 2001. Seus desenhos são de alfaiataria, de corte ousado e são usados por celebridades como Madonna e Gwyneth Paltrow.
Moda britânica clássica
Gareth Cattermole/Getty Images Entertainment/Getty Images
No lado mais clássico da moda britânica, a Burberry foi uma influência com os seus casacos clássicos para os ingleses dias chuvosos. Botas de chuva também são populares devido ao clima muito úmido. A Saville Row é uma rua famosa na MayFair, em Londres, junto da rua dos alfaiates tradicionais. Outras marcas clássicas incluem Pringle of Scotland, que se especializaram em roupas de lã de luxo (especialmente cashmere) e a Liberty of London, na Sloane Street, peritos em camisas masculinas estampadas e acessórios femininos.
Moda inglesa punk e alternativa
Thinkstock/Comstock/Getty Images
Por outro lado, a Camden Town em Londres é a famosa área comercial onde a moda punk e gótica podem ser encontradas. Roupas feitas à mão e bijuterias de designers locais também podem ser encontradas lá. A primeira boutique de Vivienne Westwood, chamada de "No Fim do Mundo"m na Estrada do Rei em Londres, era onde ela vestia Malcolm McLaren dos Sex Pistols no final dos anos década de 1970. A boutique ainda continua lá, mas agora com o nome "Anglomania". A Anglomania é uma loja mais casual e com preços razoáveis em comparação com outras coleções de moda de Westwood.
Estilistas britânicos trabalhando para marcas francesas
Pascal Le Segretain/Getty Images Entertainment/Getty Images
Alexander McQueen trabalhou pela Givenchy de 1997 a 2001. Ele recebeu o Prêmio Designer britânico quatro vezes entre 1996 e 2003 e projetava sua coleção com seu próprio nome. Seus desenhos foram fortemente influenciados pela moda gótica. Suas roupas têm sido usadas por Tilda Swinton, Madonna e outras celebridades.
John Galliano foi o primeiro estilista britânico a dirigir uma casa de moda francesa — foi a Givenchy, em 1995. Ele trabalha para Christian Dior desde 1997. As inspirações de Galliano vêm de todos os lugares, desde a era francesa do Barroco Rocco aos pintores holandeses de 1800. Seus desenhos ajudaram a impulsionar a Dior de volta para a alta esfera da moda desde que se se juntou à famosa marca.
Stella McCartney desenhou para Chloe de 1997 a 2001. Antes dela, a marca foi chefiada pelo multi-talentoso Karl Lagerfeld (também o designer da Chanel). Quando a estilista assumiu, em 1997, a Chloe direcionou-se para uma clientela mais jovem. Estrelas de Hollywood começaram a usar a marca, tornando-a popular entre os antenados e a população em massa.
Lojas de departamento exclusivas da Inglaterra
Robert Cianflone/Getty Images News/Getty Images
Embora o mundo seja padronizado em termos de moda devido à Internet e boutiques em cadeia por todo o mundo, várias lojas permanecem exclusivas da Inglaterra. A TopShop é uma loja de moda bastante acessível voltada para adolescentes do país. A Harrods é uma loja de departamentos com roupas de luxo e empório, no coração de Londres. A Harvey Nichols também é uma loja de departamentos presente em toda a Inglaterra, levando a novidade em moda para homens e mulheres. Outra loja de departamentos britânica é a Selfridges & Co., com lojas em toda a Inglaterra.
Sobre o Autor
Roxanna Bina has been writing since 1995. Her expertise includes fashion, travel and entertainment news. Bina's articles have been published on the websites of Buzzine, Twolia and Brand Channel. It has also appeared in "Independent Film Quarterly." She attended Rhode Island College and earned a degree in journalism/communications.
Créditos Fotográficos
Gareth Cattermole/Getty Images Entertainment/Getty Images