Por quê um balão não estoura em uma cama de pregos?

••• nails image by patsherry from Fotolia.com

Colocar um balão em uma cama de pregos sem estourá-lo pode parecer impossível, mas, na realidade, é apenas o resultado de dois fatores: a força e a área em que essa força está sendo aplicada.

Força

A força é tudo que age sobre um determinado objeto. Por exemplo, a gravidade age puxando tudo para baixo — portanto, ela aplica uma força descendente em qualquer coisa. A superfície de um objeto parada também aplica uma força, mas, dessa vez, oposta àquela aplicada pela gravidade.

Área

Quando a força está em ação, ela é aplicada sobre uma área em particular. Quanto menor a área, mais concentrada a força é.

Pressão

O resultado da força dividida pela área em que ela está sendo aplicada é a pressão. A pressão e a razão pela qual o balão não estoura facilmente em uma cama de pregos. Ele pode estar sobre uma quantidade enorme de pregos, mas seu peso e qualquer força descendente aplicada sobre o balão acaba se espalhando através de todos os pregos. Você pode ver a diferença usando um único prego para estourar o balão. Nesse caso, a quantidade de pressão aplicada é maior, pois a força do prego age sobre uma área muito menor.

Mais recentes

×