Como fazer barris de madeira

••• Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images

A arte de fazer barris de madeira é conhecida como tanoaria. Barris de madeira armazenam uma certa quantidade de bebidas destiladas -- 117 litros, para ser mais exato. Fazer um barril de madeira através da antiga arte da tanoaria é um processo trabalhoso, mas um artesão habilidoso pode fazê-lo em menos de um dia. Assim que terminado, seu barril pode servir para uma série de propósitos: armazenamento de água, óleo, vinho ou outros líquidos, além de comida, como a carne de porco.

O corpo

Passo 1

Afunile os lados das varas de madeira em cada extremidade usando o machado de tanoeiro. Usando a faca de entalhar, deixe cada vara oca e arredonde os cantos externos.

Passo 2

Encurve cada extremidade da vara. O ângulo deve ser preciso. Use um planificador para criar o ângulo enquanto pressiona a vara com seu corpo.

Passo 3

Coloque as varas acabadas em pé, dentro de um aro. Martele o aro de reforço por cima do topo.

Passo 4

Umedeça o barril com água e "defume-o" colocando-o por cima de uma fogueira de aparas de madeira. Continue a martelar progressivamente pequenos anéis de reforço por cima das varas até que elas fiquem bem presas. Coloque o barril por cima do fogo outra vez.

Toques finais

Passo 1

Martele os anéis de aço no barril. Pode-se moldar os anéis usando o bico de uma bigorna.

Passo 2

Crie um espaço ao redor do topo do barril. Usando uma bússola, meça o topo do barril em uma peça de madeira. Use uma serra de fita para cortar no tamanho correto e molde com uma faca. Corte o topo e coloque-o no barril de forma que se encaixe perfeitamente.

Passo 3

Faça um furo na lateral do barril usando uma broca e tampe com uma rolha.

Mais recentes

×