Como um bioma é formado?

Photos.com/Photos.com/Getty Images
O bioma é um tipo importante de comunidade ecológica e no planeta Terra existem 12 diferentes biomas principais. Essa comunidade ecológica é composta de plantas e animais distintos em uma grande área geográfica. No entanto, mesmo dentro de um bioma existem variedades de ecossistemas. Esses ecossistemas são o resultado de adaptações para pequenas mudanças dentro do ambiente ecológico dentro do bioma. O bioma é formado como resultado do clima interagindo com o ambiente ecológico, através de um processo chamado de sucessão. Sua sobrevivência, no entanto, é interdependente com o clima de todo o planeta com alterações em regiões distantes, às vezes afetando e alterando o bioma.
A importância do clima
Robert Whitaker, um ecologista americano, é creditado por ser a primeira pessoa a dividir o mundo nos 12 diferentes biomas da atualidade. Ele conseguiu isso medindo a precipitação e a temperatura de certos pontos por todo o planeta e colocando-os em um gráfico. Através do estudo cuidadoso dos biomas existentes nesses pontos diferentes da Terra, ele foi capaz de identificar os principais biomas e de vincular o clima como um fator importante para o desenvolvimento de um bioma. O clima em uma região determina qual surgirá. Saber a temperatura média e precipitação de uma área permitirá que você determine o bioma.
Os diferentes biomas da Terra
A Terra tem 12 biomas diferentes se incluirmos o oceano e as calotas polares como biomas distintos. Os outros são: a floresta sazonal tropical e savana, floresta tropical, floresta temperada, floresta decídua temperada, taiga (floresta boreal), pradaria, deserto subtropical, floresta mediterrânea de bosques e arbustos e tundra. É importante lembrar que esses biomas não são sempre fixos e, dentro deles, várias sub-categorias surgem, como os desertos aparecendo nas pradarias. O clima desempenha um papel tão importante que até o momento das chuvas pode afetar um bioma.
O processo da sucessão
A sucessão é um processo que forma o bioma devido à interação do clima e do ambiente ecológico. O processo acontece ao longo dos anos, se o clima e o ambiente são deixados inalterados. Por exemplo, se na Virgínia Ocidental uma mina de carvão está abandonada, o tempo permitirá que a natureza recupere a terra. Primeiro, as ervas daninhas e gramíneas começarão a crescer sem a intervenção humana. Ao longo do tempo, o vento trará outras sementes e pequenos arbustos, e árvores começarão a surgir. Depois de algum tempo, as árvores maiores também começarão a se enraizar. Sem a intervenção humana, as árvores de carvalho ou bordo podem se misturar com a floresta decídua temperada em volta, que marcará o bioma da Virgínia Ocidental e de grande parte do leste dos Estados Unidos.
Impacto de mudanças distantes
Os biomas são bastante sensíveis a mudanças no clima ou ambiente, independentemente de onde a mudança ocorrer. Por exemplo, uma grande erupção vulcânica na Indonésia pode aumentar a temperatura da terra por vários anos, não apenas alterando o bioma imediato, mas outros grandes biomas em todo o planeta. O bem-estar de um bioma e a adaptabilidade dos organismos são altamente dependentes de interações entre o clima do mundo como um todo, assim como o clima imediato dentro do bioma.
Referências
Recursos
Sobre o Autor
Kenneth W. Michael Wills is a writer on culture, society and business. With more than 15 years of experience in sales, public relations and written communications, Wills' passion is delighting audiences with invigorating perspectives and refreshing ideas. He has ghostwritten articles on a diverse range of topics for corporate websites and composed proposals for organizations seeking growth opportunities.
Créditos Fotográficos
Photos.com/Photos.com/Getty Images