×
Loading ...

Quais continentes encontram-se totalmente no hemisfério sul?

Embora grande parte da América do Sul, África e Ásia esteja localizada no hemisfério sul, os únicos dois continentes cujos territórios estão localizados integralmente ao sul do Equador são a Austrália e a Antártida. Cada um desses continentes tem grandes áreas que são inóspitas para a vida humana, mas, além disso, eles têm algo em comum.

A Austrália e a Antártida são inteiramente localizadas no hemisfério sul (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Geografia da Austrália

O continente da Austrália é, às vezes, chamado de Land Down Under, porque está localizado ao extremo sul. Todo o continente é um país, dividido em oito territórios e estados. Ele é o menor continente do mundo, mas o sexto maior país. A Austrália tem quase 3.200 km de sua costa norte até sua costa sul e cerca de 4.000 km de leste a oeste, em um total de 7.686.850 km². A Austrália abrange três fusos horários e exibe montanhas, planícies, desertos e selvas tropicais. As estações do ano são invertidas àquelas no hemisfério norte, então os meses de inverno da Austrália são de junho a agosto e seus meses de verão são de dezembro a fevereiro.

Loading...

Informações sobre a Austrália

A maioria dos australianos vive ao longo das costas do país, particularmente entre Cairns e Adelaide. Sydney e Melbourne são as maiores cidades do país, e são as duas principais áreas metropolitanas internacionais com marcos históricos e culturais que as tornam populares destinos turísticos. O interior do país é plano, estéril e, em grande, parte despovoado -- muitas vezes chamado de Outback -- ainda que suporte uma grande variedade de espécies animais e vegetais que se adaptaram ao ambiente hostil. Mais de 80% dos mamíferos da Austrália, peixes e plantas floridas não são encontrados em nenhum outro lugar na Terra.

Geografia da Antártida

Ligeiramente maior do que a Austrália e tão grande como os Estados Unidos, a Antártida é o continente do final do mundo. Sob uma camada grossa de gelo que cobre 98% do continente, a Antártida é montanhosa e rochosa. Os Transantarctic Mountains dividem o continente em duas áreas: a Antártida Oriental, que tem cerca de 488 metros acima do nível do mar, e a Antártica Ocidental, que varia em altitude. O lago Vostok, o maior lago do continente e um dos maiores do mundo, é coberto por uma camada de gelo de 4 km de espessura.

Informações sobre a Antártida

Apesar de exibir as temperaturas mais baixas do mundo, a Antártida suporta uma variedade de vidas selvagens. As baleias, as focas e os pinguins adaptaram-se às condições adversas do continente através do desenvolvimento de pelagens ou peles grossas, camadas de gordura e pequenas extremidades. Além disso, os pinguins imperialistas desenvolveram comportamentos de agrupamento para reter o calor do corpo. Sete países têm reivindicações territoriais de partes da Antártida. No entanto, ao abrigo do Tratado da Antártida, eles decidiram ignorar as fronteiras territoriais e colaborar para estudar e proteger o continente.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...