Pó branco em orquídeas

As orquídeas geralmente são cultivadas devido a suas flores coloridas. Com milhares de espécies de orquídeas disponíveis para o jardineiro amador, decidir quais espécies cultivar pode ser uma escolha difícil. Embora as orquídeas sejam geralmente saudáveis, elas são suscetíveis a uma doença conhecida como oídio. Essa doença é caracterizada pelo crescimento de um fungo branco, pó que se desenvolve em plantas afetadas.

Identificação

O oídio é uma doença de folhagem causada por fungos. Esse fungo afeta quase todas as espécies de plantas ornamentais. Existem muitos tipos de fungos de oídio, e eles geralmente afetam plantas diferentes. No entanto, sintomas de oídio são semelhantes na maioria das plantas. Os fungos de oídio prosperam em climas úmidos, mas não precisam de água para se reproduzir. Clima moderado a quente e alta umidade são favoráveis para o desenvolvimento dessa doença. O oídio afeta orquídeas que crescem em áreas sombreadas, pois estimula a umidade. O plantio de orquídeas muito próximas também pode causar o oídio.

Tipos

O oídio afeta mais plantas ornamentais, flores, árvores e arbustos. Orquídeas, rosas, syringa, cinza, phlox, dálias, crisântemos, begônias, zinnias e boca-de-leão são todas comumente afetadas por oídio. Ornamentos arborizados como cornus, cerejeira, macieira, madressilva, carvalho inglês, plátano e salgueiro também são atacados por fungos de oídio.

Efeitos

O oídio caracteriza-se pelo crescimento de fungo branco que cobre plantas hospedeiras. Esse fungo é semelhante a pó de talco e é frequentemente encontrado nas folhas inferiores da planta primeiro. O tecido novo e suculento da planta é atacado por oídio mais frequentemente do que as folhas mais velhas. Torção e ondulação de folha, amarelamento da folhagem também são perceptíveis em orquídeas com oídio. O oídio raramente é fatal, mas pode se tornar grave e não percebível.

Controle

Controles de plantio muitas vezes reduzem a severidade de oídio em orquídeas e outras plantas. Comprar orquídeas resistentes ao oídio é uma forma de prevenir a doença. Visite uma estufa ou centro de jardinagem de casa de boa reputação ao comprar plantas. Mantenha as orquídeas em boa saúde e remova e destrua as folhas contaminadas. Plante as orquídeas em uma área que receba um mínimo de seis horas de sol por dia, pois isso irá reduzir a probabilidade de desenvolvimento de oídio. Evite regar em excesso e regue as orquídeas com água pela manhã. Isso permite tempo para que a planta seque completamente antes de anoitecer e reduz os ataques de oídio.

eHow Brasil
×