Como bronzear-se quando estiver nublado

Jupiterimages/Creatas/Getty Images
Se você estiver determinado a ficar bronzeado, um dia nublado não precisa estragar os seus planos. Na verdade, 87% dos raios solares penetram as nuvens, nevoeiro ou neblina, de acordo com o Georgia Emergency Medical Services for Children. A radiação ultravioleta (UV) – os raios de sol que lhe proporcionam bronzeados e provocam queimaduras, ambos constituindo um sinal de dano à pele – não é visível a olho nu. No entanto, após passar um tempo exposto ao sol, você verá o efeito dos raios UV na sua pele.
Step 1
Reflita se os riscos à saúde valem a aparência de um bronzeado. A exposição solar aumenta o risco de câncer de pele, envelhecimento precoce e problemas de visão, de modo que não existe um nível saudável de bronzeado.
Step 2
Utilize óculos de sol que proporcionem 100% de proteção contra raios UVA e UVB, para proteger seus olhos da radiação UV. Não assuma que as lentes escuras automaticamente protegem os seus olhos; o tom escuro da lente não está relacionado à sua capacidade de proteção contra raios UV.
Step 3
Aplique um protetor solar de amplo espectro com, pelo menos, FPS 15, em todas as áreas de pele exposta. O bronzeamento ocorrerá lentamente, mas você evitará queimaduras de sol. Aplique novamente a cada duas horas.
Step 4
Aguarde até 48 horas para o aparecimento do bronzeado. Na tentativa de proteger-se, sua pele continua produzindo melanina até dois dias após a exposição aos raios UV, portanto o bronzeado não aparecerá imediatamente.
Referências
Recursos
Dica
- Considere a utilização de loções ou sprays de bronzeamento artificial para um procedimento mais seguro.
Advertência
- Alguns medicamentos aumentam a sensibilidade da pele e dos olhos. Se tiver dúvidas a respeito do que estiver usando, consulte o seu médico.
- O bronzeamento ou a queimadura ocorrem mais rapidamente próximo a superfícies que refletem a luz, como água e areia.
- Examine sua pele uma vez por mês e consulte um médico se notar a presença ou mudança de verrugas, manchas ou lesões.
- Evite câmaras de bronzeamento artificial, que também aumentam o risco de câncer e outros problemas de saúde.
- O bronzeamento não reduz o risco de queimaduras de sol ou danos à pele.
Sobre o Autor
Rebekah Richards is a professional writer with work published in the "Atlanta Journal-Constitution," "Brandeis University Law Journal" and online at tolerance.org. She graduated magna cum laude from Brandeis University with bachelor's degrees in creative writing, English/American literature and international studies. Richards earned a master's degree at Carnegie Mellon University.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Creatas/Getty Images