Como envernizar móveis pintados

••• Maria Teijeiro/Lifesize/Getty Images

Pintar os móveis é um dos jeitos mais fáceis de mudar sua aparência. No entanto, a mobília pintada costuma perder brilho. Este problema é facilmente resolvido com a aplicação de um verniz sobre a pintura. Este acabamento dá dimensão e brilho à peça pintada e pode também conferir um visual antigo e único.

Passo 1

Limpe e seque seu móvel. Se acabou de pintá-lo não é necessário limpar novamente, mas você deve esperar até que a tinta esteja completamente seca.

Passo 2

Use um pincel para espalhar o verniz sobre a superfície pintada do móvel. Certifique-se de preencher todas rachaduras e fendas. Você pode usar o pincel para espalhar o verniz em mais de uma direção para dar mais textura.

Passo 3

Use um pano úmido para remover o excesso de verniz da superfície, mas não das rachaduras e fendas. Enxágue sempre o pano, de modo que remova o verniz e não somente o espalhe.

Passo 4

Deixe o verniz secar completamente.

Passo 5

Aplique um acabamento. Você pode usar laca ou poliuretano transparente. A laca fica grudenta e difícil de espalhar rapidamente, porém oferece um acabamento lindo. O poliuretano é mais fácil de usar e oferece proteção e brilho.

Mais recentes

×