×
Loading ...

Como fazer um cachecol com tricô francês

A técnica de tricotar em formato de tubos, também chamada de tricô francês, é um método que usa um tear pequeno - com quatro a oito ganchos - e que resulta em um tubo que parece uma corda. Podem-se criar diferentes produtos com esses tubinhos, mas um cachecol é provavelmente o mais simples. E você pode soltar a imaginação e criar modelos com babados, trançados ou o que mais preferir.

Instruções

Você pode usar qualquer tipo de trançado para fazer um cachecol com tubos de tricô (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

    Cachecol com arcos

  1. Escolha duas cores contrastantes, como vermelho e azul, e compre um novelo de lã em cada cor. Corte dois fios com 180 cm de cada novelo.

    Loading...
  2. Usando o tear para tricô francês, tricote o restante de cada novelo, fazendo dois longos tubos, um vermelho e um azul.

  3. Pegue o fio de lã vermelha que você cortou e coloque na linha para bordados. Puxe-o bem, deixando uma ponta com 60 cm; puxe a outra ponta e coloque-a dentro do tubo tricotado, com a agulha de crochê; você deve criar um arco grande na ponta mais distante do tubo vermelho, e cortar os fios na ponta mais próxima. Deixe a agulha naquela ponta, e amarre os fios, formando um nó.

  4. Segure a ponta com o nó e faça um pequeno arco, com 5 cm de comprimento, e puxe para um lado, trazendo o tubo para trás até que ele encoste na outra ponta. Passe a agulha com o arco por dentro do tubo e prenda o arco no lugar. Faça um arco do outro lado, puxe para trás e costure no meio, criando uma figura em formato de 8, presa pelo meio. Repita esse procedimento ao longo de todo o tubo, fazendo arcos e costurando-os no lugar. Quando chegar ao final, corte a linha, remova a agulha e dê um nó, certificando-se de que o tubo está com o tamanho final que você quer para o seu cachecol. Deixe 8 cm de linha pendurada nessa ponta.

  5. Repita o processo com o tubo azul e, dessa vez, lembre de passar o fio azul por dentro dos arcos das duas cores - no ponto onde os arcos vermelhos estão costurados - para poder uni-los. Amarre as pontas dos dois fios quando chegar ao final, para garantir que todo o cachecol está bem preso; depois sacuda os arcos, para que eles formem babados frouxos.

    Cachecol trançado

  1. No tear para tricô francês, tricote cinco tubos com 230 cm de comprimento, em cores complementares, para trançar. Se quiser, faça 10 tubos e segure-os de dois em dois, enquanto trança, para deixar o cachecol mais largo e mais grosso.

  2. Prenda os tubos uns nos outros, a 20 cm da ponta, usando a lã ou um tubo trançado bem justo. Certifique-se de que os tubos estão dispostos na ordem que você planejou para o seu cachecol.

  3. Trance os tubos: passe o tubo da extrema esquerda sobre aquele logo à sua direita; depois passe o tubo da extrema direita sobre aquele logo à sua esquerda, por baixo do próximo e saindo por cima do que está no meio. Assim, o tubo da direita passa a ser o segundo da esquerda, e o da esquerda passa a ser o que está no meio. Repita esse procedimento até chegar a 20 cm do final. Amarre os tubos com lã ou um tubo trançado bem justo, em cores que combinam com o que você fez a primeira amarra. Essas amarras seguram o trançado e evitam que ele se desmanche, além de formar uma franja com a área dos tubos não trançada.

Loading...

O que você precisa

  • Novelos de lã em várias cores complementares ou contrastantes
  • Tear para tricô francês
  • Agulha para bordado
  • Agulha de crochê pequena
  • Tesoura

Referências

Loading ...
Loading ...