Por que os cachorros esfregam o focinho depois de comer?

••• Image by Flickr.com, courtesy of Jesse CourteManche

Os cachorros são criaturas curiosas que às vezes possuem comportamentos estranhos. O comportamento normal dos cães pode intrigar os seres humanos, e um cachorro esfregando o focinho é exatamente um exemplo disso. Existem diversas razões lógicas do motivo dos cachorros esfregarem seus focinhos depois de comer.

Histórico

Os ancestrais dos cachorros que viviam na natureza não tinham acesso à ração. O instinto de limpar os focinhos do sangue das suas presas está enraizado nos caninos. Às vezes, esse comportamento aparece em cães domesticados.

Especulação

Alguns estudiosos do comportamento atribuem o ato de esfregar o focinho como uma ação que simboliza o triunfo, enquanto outros acreditam que o cachorro está apenas expressando felicidade por ter comido.

Função

O sentido do olfato do cachorro é uma das suas principais formas de comunicação. Ao esfregar o focinho depois de comer, eles podem apreciar melhor o aroma da refeição.

Considerações

Assim como os humanos, os cachorros podem desenvolver alergias a ingredientes da sua alimentação. Se um cão for alérgico a um ingrediente da sua comida, ele provavelmente esfregará o focinho para se coçar.

Aviso

O hábito de esfregar o focinho pode indicar que um objeto estranho está preso nos dentes ou narina. Se ele estiver incorporado em tecido mole, poderá precisar de cirurgia para ser removido.

Mais recentes

×