Um cacto murcho e enrugado pode voltar à vida?

O cacto é um tipo de planta suculenta

NA/AbleStock.com/Getty Images

Dependendo da espécie de cacto em questão, a planta pode ser suscetível à infestação por uma série de doenças e insetos que podem fazer que ele desenvolva pontos moles e enrugados e uma aparência murcha. A probabilidade do tecido do cacto ser reavivada depende de cada doença.

Besouro Scyphophorus acupunctatus

Um cacto murcho e mole pode ter sido vítima de uma infestação de uma espécie de besouro, o Scyphophorus acupunctatus. O besouro adulto possui uma cor preto e marrom com um corpo chato, e mede cerca de 2 cm de comprimento. A fêmea deposita os ovos na base da planta e um fungo penetra no cacto, apodrecendo o tecido e causando o amolecimento. É quase incerto que a planta consiga voltar à vida, já que a doença é extremamente fatal.

Escaravelho de chifres longos

O escaravelho de chifres longos (Moneilema gigas) constrói sua casa em uma variedade de espécies de cactos, alimentando-se dos brotos e do interior da planta. A larva do besouro faz sua toca nas raízes do cacto, causando a murcha, provocando o amolecimento e eventualmente a morte. A planta pode ser reanimada através da remoção efetiva dos escaravelhos, que deve ser feita manualmente pelos jardineiros, normalmente cedo pela manhã ou no final da tarde.

Apodrecimento da coroa por fungos

Coroa de fungos é uma doença que prevalece no cacto da espécie Echinocereus e faz com que a planta desenvolva áreas escuras, enrugadas, profundas, que são moles e encharcadas. Geralmente inicia na parte superior do cacto e continua apodrecendo a parte interna da planta. É improvável que o cacto infectado com essa doença consiga ser reanimado. Ele deve ser removido e destruído para evitar que os esporos fúngicos se espalhem.

Apodrecimento por Pythium

O Pythium é um patógeno do solo que causa o apodrecimento interno do cacto e ataca principalmente o Barrel Cactus. Gera o apodrecimento da raiz e da coroa, e é geralmente causado pela hidratação ou plantio inadequados. Deve-se ter cuidado para não machucar o cacto ao plantá-lo, já que isso pode fazer com que a planta fique mole e úmida por dentro. Isto faz com que a doença seja notada somente tarde demais, impedindo que a planta seja reanimada. O tratamento preventivo com fungicida pode ajudar a manter este patógeno na terra.

eHow Brasil
×