×
Loading ...

Como podar a allamanda

A allamanda (Allamanda cathartica) também conhecida como trompete dourado, sino amarelo ou trompete de anjo é um arbusto sempre-verde de folha larga nativo da America Central e do Sul. Na sua época de floração, exibe flores amarelas com marcas brancas no centro. Quando madura, a planta pode ter de 3 a 6 m de altura com 1 a 2 m de ramagem. Ela cresce rápido e precisa de poda ocasional para manter sua saúde e beleza.

Instruções

Arbustos de allamanda precisam de poda ocasional (Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images)
  1. Faça a poda durante o final do inverno ou começo da primavera, antes do primeiro crescimento. Use uma tesoura de poda pequena para cortar as terminações dos ramos. Isso promoverá o crescimento de novas gemas e brotos.

    Loading...
  2. Pode na altura desejada. Especialistas explicam que esse arbusto cresce rápido e sem poda apropriada pode crescer demais e parecer volumoso.

  3. Corte os ramos danificados, mortos ou murchando. Corte qualquer galho que cruzar com outro. Isso prevenirá machucados que poderiam deixar entrar patógenos no tecido da planta.

  4. Pode a seção interior do arbusto. Afinar a allamanda promoverá uma ventilação de ar saudável que pode ajudar a prevenir doenças fúngicas que poderiam causar manchas na folhagem. Corte os ramos mais antigos e com aparência amadeirada primeiro, já que eles não contribuem para a beleza da planta.

  5. Faça a poda uma vez por mês no período de crescimento, para mantê-los arrumados. No entanto, faça uma poda leve, pois uma poda agressiva poderia resultar em poucas flores e densa folhagem.

  6. Procure infestações de inseto durante a poda mensal. Essas plantas muitas vezes atraem pulgões e cochonilhas-de-escama. Pode qualquer tecido afetado.

Loading...

Dicas

  • Você também pode fazer as allamandas crescerem como vinhas.

Aviso

  • Este membro da família dogbane (Apocynaceae) emana uma seiva leitosa tóxica que pode causar erupção cutânea, comichão ou bolhas ao contato. Use luvas de jardinagem para proteger sua pele.

O que você precisa

  • Tesouras de poda

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...