Como podar a allamanda

••• Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images

A allamanda (Allamanda cathartica) também conhecida como trompete dourado, sino amarelo ou trompete de anjo é um arbusto sempre-verde de folha larga nativo da America Central e do Sul. Na sua época de floração, exibe flores amarelas com marcas brancas no centro. Quando madura, a planta pode ter de 3 a 6 m de altura com 1 a 2 m de ramagem. Ela cresce rápido e precisa de poda ocasional para manter sua saúde e beleza.

Passo 1

Faça a poda durante o final do inverno ou começo da primavera, antes do primeiro crescimento. Use uma tesoura de poda pequena para cortar as terminações dos ramos. Isso promoverá o crescimento de novas gemas e brotos.

Passo 2

Pode na altura desejada. Especialistas explicam que esse arbusto cresce rápido e sem poda apropriada pode crescer demais e parecer volumoso.

Passo 3

Corte os ramos danificados, mortos ou murchando. Corte qualquer galho que cruzar com outro. Isso prevenirá machucados que poderiam deixar entrar patógenos no tecido da planta.

Passo 4

Pode a seção interior do arbusto. Afinar a allamanda promoverá uma ventilação de ar saudável que pode ajudar a prevenir doenças fúngicas que poderiam causar manchas na folhagem. Corte os ramos mais antigos e com aparência amadeirada primeiro, já que eles não contribuem para a beleza da planta.

Passo 5

Faça a poda uma vez por mês no período de crescimento, para mantê-los arrumados. No entanto, faça uma poda leve, pois uma poda agressiva poderia resultar em poucas flores e densa folhagem.

Passo 6

Procure infestações de inseto durante a poda mensal. Essas plantas muitas vezes atraem pulgões e cochonilhas-de-escama. Pode qualquer tecido afetado.

Mais recentes

×