Como calcular a área de uma circunferência através de um fluxograma

••• pi image by Ewe Degiampietro from Fotolia.com

Encontrar a área de uma circunferência envolve usar uma fórmula matemática definida "Área = pi multiplicado pelo raio ao quadrado". Usar esta fórmula nos moldes de um fluxograma permite visualizar com mais facilidade os passos para o cálculo. Os fluxogramas usam formas, como círculos, losangos, retângulos e setas para guiar o leitor pelo processo. Criar um fluxograma para calcular a área de uma circunferência pode ser feito à mão ou usando um software específico.

Passo 1

Pegue uma folha de papel ou abra o software escolhido, criando um novo documento. Coloque o título "Fluxograma para área de circunferência" no topo, centralizado.

Passo 2

Desenhe ou arraste uma figura oval pequena bem abaixo do título, então escreva a palavra "Início" dentro da figura. Desenhe ou arraste uma seta de aproximadamente 2,5 cm sob a figura, apontando para baixo.

Passo 3

Desenhe ou arraste um retângulo logo abaixo da seta. Escreva dentro "Meça o raio", sem as aspas. Desenhe outra seta direcionada para baixo, da mesma forma que a do passo dois.

Passo 4

Faça outro retângulo, então escreva dentro "Multiplique o valor do raio por ele mesmo". Desenhe outra seta, seguida de outro retângulo.

Passo 5

Escreva dentro do terceiro retângulo "Multiplique a resposta por 3,14". Desenhe mais uma seta direcionada para baixo e um último retângulo.

Passo 6

Dentro do último retângulo, escreva "Resultado = área". Faça a última seta e desenhe mais uma figura oval.

Passo 7

Dentro da figura oval, escreva "Fim".

Mais recentes

×