×
Loading ...

Como calcular o coeficiente de temperatura para um resistor

Para desenvolver diferentes instrumentos eletrônicos, os designers devem escolher resistores com valores de resistência específicos. É importante que essas medidas estejam dentro de uma faixa específica, ou as medições feitas com estes instrumentos não serão precisas. Como o valor de um resistor varia com a temperatura, os designers precisam contornar esse problema para criar um aparelho confiável. Para garantir que a variação na resistência seja mínima, os desenvolvedores calculam o quanto ela varia para uma determinada variação na temperatura, e o resultado deste cálculo é o que chamamos de coeficiente de temperatura.

Instruções

Os coeficientes de temperatura são definidos por cores (widerstand, resistor image by Sascha Zlatkov from Fotolia.com)

    Medição em diferentes temperaturas

  1. Escolha um resistor qualquer que você queira descobrir o coeficiente de temperatura. De preferência, utilize um com resistência de mil ou dez mil ohms. No nosso exemplo, vamos supor um resistor de 1.000 ohms.

    Loading...
  2. Meça e registre o valor do resistor a uma temperatura de 85 graus Celsius. Para este exemplo, o valor da resistência a 85 graus é 1.010 ohms.

  3. Meça e registre o valor do resistor a uma temperatura de 0 grau Celsius (coloque-o no congelador). No nosso exemplo, o valor da resistência a 0 grau é de 990 ohms.

    Cálculo

  1. Subtraia o valor da resistência a 85 graus da medida a 0 grau. Para o nosso exemplo, temos 1010 - 990 = 20, logo, a mudança no valor do resistor é de 20 ohms.

    Termômetro (thermometer image by Alfonso d'Agostino from Fotolia.com)
  2. Subtraia a temperatura de medição mais elevada da mais baixa. No nosso exemplo, 85 - 0 = 85, ou seja, a variação da temperatura é de 85 graus Celsius.

  3. Divida o resultado da variação da resistência pela variação da temperatura. Para o nosso exemplo, 20 / 85 = 0,23. Logo, o valor do coeficiente de temperatura no nosso resistor é de 0,23, ou seja, o valor da resistência aumenta 0,23 ohms para cada varição positiva de um grau Celsius.

Loading...

Dicas

  • A maioria dos coeficientes de temperatura para os resistores é muito baixa, na ordem de 0,00001 ohms por grau centígrado ou até mesmo muito mais baixos.

O que você precisa

  • Resistor
  • Ohmímetro
  • Forno
  • Papel
  • Lápis
  • Calculadora

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...