Como calcular a potência real (VA) de transformadores

A potência real de um transformador pode ser calculada facilmente

James Woodson/Digital Vision/Getty Images

A potência real (VA) é a taxa de consumo efetiva de um transformador. Um equipamento em perfeitas condições apresenta níveis de tensão e corrente (combinadas) aplicadas ao primário exatamente proporcionais aos níveis de tensão e corrente (combinadas) no(s) secundário(s).

Cálculo de potência real

Step 1

Leia as especificações elétricas do enrolamento secundário do transformador (impresso ou gravado na embalagem). Identifique os valores do tipo 5V, 500mA.

Multiplique a tensão pela corrente para obter a potência real. Ex.: 5 V x 500 mA (ou 0,5 A) = 2,5 VA

Step 2

Converta o valor da potência real do enrolamento secundário ao valor do primário, observando a equação que consiste em: VA (p) = VA (s).

Utilizando o exemplo acima, com uma potência real de 2,5 VA no secundário, se a tensão no primário for de 120 V, a corrente será A (p) = VA(s)/V(p). Então: A(p) = 2,5 / 120 = 0,020833 (aproximadamente 21 mA). Esse cálculo serve para transformadores simples, com uma entrada e uma saída. Verifique com um multímetro digital a tensão e a corrente de entrada e compare com os valores de saída.

Step 3

Acrescente valores diferentes de potência real para um transformador com mais de um enrolamento secundário. Para o enrolamento secundário 1: 5 V e 500 mA Enrolamento secundário 2: 24 V e 100 mA VA secundária total: (5 x 0,5) + (24 x 0,1) = 4,9 VA

eHow Brasil
×