Como calcular a potência real (VA) de transformadores
James Woodson/Digital Vision/Getty Images
A potência real (VA) é a taxa de consumo efetiva de um transformador. Um equipamento em perfeitas condições apresenta níveis de tensão e corrente (combinadas) aplicadas ao primário exatamente proporcionais aos níveis de tensão e corrente (combinadas) no(s) secundário(s).
Cálculo de potência real
Step 1
Leia as especificações elétricas do enrolamento secundário do transformador (impresso ou gravado na embalagem). Identifique os valores do tipo 5V, 500mA.
Multiplique a tensão pela corrente para obter a potência real. Ex.: 5 V x 500 mA (ou 0,5 A) = 2,5 VA
Step 2
Converta o valor da potência real do enrolamento secundário ao valor do primário, observando a equação que consiste em: VA (p) = VA (s).
Utilizando o exemplo acima, com uma potência real de 2,5 VA no secundário, se a tensão no primário for de 120 V, a corrente será A (p) = VA(s)/V(p). Então: A(p) = 2,5 / 120 = 0,020833 (aproximadamente 21 mA). Esse cálculo serve para transformadores simples, com uma entrada e uma saída. Verifique com um multímetro digital a tensão e a corrente de entrada e compare com os valores de saída.
Step 3
Acrescente valores diferentes de potência real para um transformador com mais de um enrolamento secundário. Para o enrolamento secundário 1: 5 V e 500 mA Enrolamento secundário 2: 24 V e 100 mA VA secundária total: (5 x 0,5) + (24 x 0,1) = 4,9 VA
Referências
Dica
- Embora a potência real do primário seja ligeiramente maior que a do secundário, devido a perda por calor, por acoplamento e outras, os valores serão aproximados.
- A potência real é calculada com a utilização do valor máximo dos enrolamentos secundários, o que permite mais precisão sob condições adversas ao planejar dissipação de calor e os requisitos gerais de potência.
Sobre o Autor
Chris Donahue is an electrical engineer living in the Dallas area. He has worked on defense projects, semiconductor process equipment, instrumentation and is currently in water utilities. He earned his Registered Massage Therapist (RMT) standing in Texas in 1999.
Créditos Fotográficos
James Woodson/Digital Vision/Getty Images