Como calcular um diâmetro interno de um cano
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images
O diâmetro interno de um cano determina a sua capacidade. Um diâmetro interno maior produz uma área transversal proporcionalmente maior que, por sua vez, resulta em um volume interno maior. O diâmetro total do tubo, no entanto, produz o volume externo total, que excede a capacidade do tubo porque inclui o volume do próprio metal do qual o cano é feito. Se você conhece o diâmetro externo, calcule o valor interno subtraindo duas vezes a espessura da parede do tubo. Se você não sabe o diâmetro externo, faça os cálculos baseando-se na quantidade de água transportada pelo cano.
Step 1
Divida a capacidade do cano pelo seu comprimento. Se, por exemplo, o cano transportar 0,14 m³ e tiver 5 m de comprimento: 0,140 / 5 = 0,028. Essa é a área transversal interna do tubo, medida em m².
Step 2
Divida a resposta por pi, que é igual a aproximadamente 3,142: 0,028 / 3,142 = 0,0089.
Step 3
Encontre a raiz quadrada dessa resposta: 0,0089 ^ 0,5 = 0,0943. Esse é o raio interno do cano medido em metros.
Step 4
Multiplique o raio por 2: 0,0943 x 2 = 0,1886 m, ou 18,86 cm. Esse é o diâmetro interno do tubo.
Recursos
Sobre o Autor
Ryan Menezes is a professional writer and blogger. He has a Bachelor of Science in journalism from Boston University and has written for the American Civil Liberties Union, the marketing firm InSegment and the project management service Assembla. He is also a member of Mensa and the American Parliamentary Debate Association.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images