Como calcular o financiamento externo

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Calcular o montante de financiamento necessário, é um dos maiores desafios que os gestores das empresas enfrentam. Os mercados de capital são extremamente complexos, e pode ser difícil determinar a quantidade do financiamento externo para angariar. A quantidade de financiamento externo que a empresa necessita, dependerá do orçamento de funcionamento para o negócio, bem como recursos de capital circulante da empresa. Determinar a quantidade de financiamento externo para juntar fundos, será muito mais fácil se for desenvolvido um orçamento operacional sólido para a empresa.
Step 1
Projete a quantidade de vendas que você espera que a empresa gere no próximo ano. A melhor maneira de projetar as vendas é utilizar o crescimento anual das vendas durante o período dos cinco anos mais recentes. Por exemplo, se a empresa tem crescido de vendas a uma taxa anual de 5% nos últimos cinco anos, e as vendas do ano corrente é de R$100, você pode projetar vendas de R$100 x (1 + 5%) = R$105 para o próximo ano.
Step 2
Calcule o custo dos produtos vendidos e despesas operacionais, utilizando o percentual médio do método de vendas da empresa. Se o custo dos produtos vendidos como um percentual das vendas foi em média 20% nos últimos cinco anos, pode-se custear o orçamento dos produtos vendidos igual a R$105 x 20% = R$21 para o próximo ano. Se as despesas operacionais como um percentual das vendas foi média 15% nos últimos cinco anos, pode-se custear despesas operacionais em um orçamento igual a R$105 x 15% = R$16 para o próximo ano.
Step 3
Subtraia o custo dos produtos vendidos e despesas operacionais de vendas, para determinar o lucro antes dos impostos. Neste exemplo, o lucro antes de impostos seria igual a R$105 - R$21 - R$16 = R$68.
Step 4
Calcule impostos da empresa para o próximo ano e subtraia os impostos de renda antes dos impostos, para calcular o lucro líquido. Se a taxa de imposto da empresa foi, em média, 30% nos últimos cinco anos, o lucro líquido seria igual a R$68 - (35% x R$68) = R$44.
Step 5
Projete os ativos correntes para o próximo ano, utilizando o mesmo método de percentual de vendas. Os ativos correntes incluem dinheiro, inventário e contas a receber. Se o ativo corrente for uma porcentagem das vendas de, aproximadamente, 25%, você pode custear o orçamento de ativos correntes do próximo ano em 25% x R$105 = R$26.
Step 6
Projete passivos correntes para o próximo ano utilizando o percentual histórico do custo dos produtos vendidos. Se o passivo corrente como uma porcentagem do custo dos produtos vendidos for, em média, 40% nos últimos cinco anos, você pode custear o orçamento de passivo corrente do próximo ano em 40% x R$21 = R$8.
Step 7
Subtraia o passivo corrente do ativo corrente para determinar as necessidades de capital de giro da empresa. O capital de giro é a necessidade de financiamento de curto prazo que é preciso para executar as operações do dia-a-dia de um negócio. Neste exemplo, as necessidades de capital de giro da empresa serão iguais a R$26 - R$8 = R$18.
Step 8
Estime investimentos projetados da empresa utilizando o método de percentual de vendas. Se as despesas de capital como uma porcentagem das vendas foram, em média,de 30%, você pode custear o orçamento de despesas de capital do próximo ano em R$105 x 30% = R$32.
Step 9
Subtraia o capital de giro e as despesas de capital do lucro líquido projetadas da empresa, para determinar o montante de financiamento externo necessário. Neste exemplo, a empresa precisará levantar R$ 44 - R$18 - R$32 = (- R$6), o que significa que R$6 em financiamento externo é necessário. Se os resultados deste cálculo for um número positivo, nenhum financiamento externo será necessário. A empresa pode financiar suas operações através de recursos internos, embora possa querer aumentar o financiamento externo se as condições forem atraentes.
Referências
Dica
- Note que estes passos assumem todos os custos como uma porcentagem das vendas fixas de ano para ano. Só faça essas suposições se você não espera grandes mudanças nas operações da empresa. Por exemplo, se os principais produtos da empresa são feitos de plástico e é esperado que os preços de plástico aumentem significativamente no próximo ano, deve-se assumir que o custo dos produtos vendidos como uma porcentagem das vendas aumentarão no próximo ano.
- Você pode considerar a contratação de um banqueiro de investimento para ajudá-lo com o processo de captação de recursos. Os principais bancos de investimento são Goldman Sachs, JPMorgan, Morgan Stanley e Bank of America. Os bancos de investimento geralmente cobram uma taxa de retenção mensal de R$50.000 e 1% a 7% de todos os recursos captados.
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