Como anualizar a volatilidade
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images
A volatilidade anualizada é uma estatística importante para comparar o grau de risco dos diferentes investimentos, como ações, commodities e títulos. Qualquer investidor que esteja decidindo como alocar seus recursos entre uma cesta de diferentes produtos de investimentos terá um melhor resultado se anualizar a volatilidade de cada produto. A informação estatística obtida da volatilidade anualizada permitirá ao investidor avaliar o nível do risco que pode ser atribuído a vários investimentos diferentes em consideração. Uma vez que o nível do risco é conhecido, um investidor pode começar a construir um portfólio de produtos de investimentos adaptados especialmente ao seu próprio risco de tolerância.
Como fazer
Step 1
Selecione o período de tempo pelo qual você deseja medir a volatilidade. Por exemplo, você pode calcular a volatilidade de um instrumento financeiro sobre o período de um mês, um trimestre ou um semestre. Quanto menor o período de tempo, maior será a sensibilidade da volatilidade medida para oscilações nos preços de mercado correntes, considerando que o período mais longo será menos sensível para a oscilação dos preços de mercado correntes. Se você estiver començando a usar a volatilidade, experimente utilizar dados de preços mensais que são, aproximadamente, 20 dias comerciais ou úteis.
Step 2
Calcule a mudança da porcentagem diária, para cada dia do seu período de tempo escolhido. Por exemplo, se você escolheu um valor de um mês de preços de fechamento diários para a companhia General Eletric, você desejará saber qual a alteração diária na porcentagem para todos os dias do mês que esteja avaliando. O cálculo deverá ser feito assim: subtraia o preço de encerramento do dia anterior pelo preço de encerramento do dia corrente e então divida o resultado pelo preço de encerramento do dia anterior. Depois, multiplique por 100 para atingir a alteração percentual diária.
Step 3
Calcule o desvio padrão para todas as alteações percentuais diárias, calculando, primeiro, a variação percentual média diária para o período de tempo escolhido. Em seguida, tome cada alteração percentual individual diária e subtraia delas a alteração média percentual diária, que será então elevada para a potência de 2. Por exemplo, se a alteração percentual média diária é 2,5 e a primeira que você calculou for 1,2, você irá subtrair 2,5 de 1,2 e então elevar a diferença ao quadrado para uma resposta de 1,69 (1,2 - 2,5)². Você deve repetir este mesmo cálculo para cada alteração percentual diária para o seu período de tempo escolhido e, em seguida, somá-los e dividir o número final pelo total de número de cálculos que você fez menos 1. Por exemplo, se você fez 20 cálculos separados, você deve subtrair 1 de 20 para chegar a 19. Quando completar este cálculo, você deverá extrair a raiz quadrada do número para chegar ao desvio padrão.
Step 4
Multiplique o desvio padrão pela raiz quadrada de 252 para chegar à volatilidade anualizada. Por exemplo, assumindo que você tenha um desvio padrão mensal de 2,0. Você multiplicaria 2,0 pela raiz quadrada de 252 para chegar à volatilidade anualizada de 31,75.
Referências
Sobre o Autor
Pedro Carrasquillo began writing professionally in 2002 while working for the New Jersey state legislature. He coauthored the legislature's annual "Budget Analysis for the Department of Community Affairs" from 2002-07. Carrasquillo holds a Bachelor of Arts in comparative literature from Haverford College as well as a Master of Science in public policy and management from Carnegie Mellon University.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images