×
Loading ...

Como calcular o fluxo em um cano de 1/2 polegada

Medir o fluxo em um cano é vital para qualquer um que trabalhe com fluidos (líquidos ou gases) regularmente. Isso permite aos fazendeiros verificar se estão obedecendo aos acordos de uso de água e que engenheiros de petróleo estimem quanto óleo uma refinaria vai receber por um duto a cada dia. Você também pode usar isso em casa para estimar quanta água passa pelos canos de sua casa quando a torneira está aberta. Apesar da medição com precisão científica ser complicada e exigir equipamentos especiais, há maneiras pelas quais você pode estimar o fluxo de água em um tubo de meia polegada utilizando apenas alguns objetos caseiros.

Instruções

O fluxo de água em sua casa pode ser facilmente estimado (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)
  1. Corte o fluxo de água para o cano de meia polegada fechando o registro mais próximo.

    Loading...
  2. Posicione o balde de 20 litros sob uma junta ou sob a saída do cano. Desconecte e esvazie o cano, se necessário. Esvazie o balde e retorne-o ao seu lugar.

  3. Pegue o cronômetro e vá até o registro que você fechou no Passo 1. Abra a válvula e inicie o cronômetro ao mesmo tempo.

  4. Vá até o balde e espere até que ele transborde. Assim que ele começar a transbordar, pare o cronômetro e feche a água novamente. Se você desconectou o cano no Passo 2, reconecte-o e reabra o registro.

  5. Verifique o cronômetro para ver quanto tempo levou para que o balde enchesse. Calcule o fluxo dividindo o volume do balde pelo tempo. Por exemplo, se o balde de 20 litros levou 7 minutos para encher, o fluxo pode ser calculado dividindo-se 20 por 7. O fluxo pelo cano nesse exemplo seria de 2,86 litros por minuto (L/min).

Loading...

O que você precisa

  • Um balde de 20 litros (ou outro balde de volume conhecido)
  • Cronômetro

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...