Como calcular a força de um objeto em queda

••• alps image by fafoutis from Fotolia.com

Quanto maiores são, maior o impacto. Quando o asteroide Chicxulub atingiu a Terra há aproximadamente 65 milhões de anos, deixou uma cratera de quase 1 km de profundidade e 180 km de largura; quando uma gota de chuva atinge o solo, ninguém percebe. A força criada por um objeto em queda, ou força de impacto, é uma função do peso do objeto, da distância que percorre ao cair e da distância que percorre após o impacto. Você pode calcular facilmente a força de um objeto em queda.

Passo 1

Anote o peso do objeto em queda. Por exemplo, escreva "3 quilogramas".

Passo 2

Anote a distância percorrida na queda pelo objeto. Por exemplo, anote "1 metro".

Passo 3

Encontre o produto do peso do objeto em queda e da distância que o objeto cai usando uma calculadora. Por exemplo, 3 x 1 = 3.

Passo 4

Encontre o produto de sua resposta e da aceleração da gravidade usando uma calculadora. Por definição, a aceleração da gravidade em qualquer local próximo à superfície da Terra é de aproximadamente 9,81 metros por segundo quadrado. Por exemplo, 3 x 9,81 = 29,43. Essa é a energia cinética do objeto em queda em Joules pouco antes do impacto.

Passo 5

Anote a distância que o objeto continua a percorrer após o impacto. Por exemplo, anote "0,1 metro".

Passo 6

Encontre o produto da energia cinética do objeto em queda pouco antes do impacto e da distância que continua a percorrer após o impacto. Por exemplo: 0,1 x 29,43 = 2,943.

Passo 7

Anote sua resposta usando as unidades corretas, que será em Newtons (N). Por exemplo, anote "2,943 Newtons (N)". A força de impacto do objeto em queda que você analisou é de 2,943 Newtons.

Mais recentes

×