×
Loading ...

Como calcular o grau de alavancagem operacional

Posto de uma maneira simples, o grau de alavancagem operacional (mais conhecido como DOL) é uma medida de quão sensível são os dividendos a variações nas vendas. O quociente se foca na utilização de recursos para insights sobre ganhos potenciais, mostrando que efeito uma alteração na alavancagem operacional teria sobre os ganhos potenciais. O quociente também é utilizado para calcular o nível máximo de lucros antes de juros, impostos e amortização (EBIT).

Instruções

Cálculo do DOL
  1. Reveja a fórmula. A fórmula para o DOL é "margem de contribuição" dividida por "renda operacional líquida".

    Loading...
  2. Determine a margem de contribuição. A margem de contribuição é vendas menos despesas variáveis. Se uma firma tem $100.000 em vendas e $10.000 em despesas variáveis (despesas determinadas pelo volume de vendas), a margem de contribuição é de $90.000 ou 90%. Isto é, 90% das vendas contribuíram para a margem bruta.

  3. Determine a renda operacional líquida. Esta é a quantidade de renda que resta receita bruta de vendas depois de pagar todos os custos fixos; estes são custos independentes dos volumes de vendas. Exemplos seriam aluguéis e equipamentos. Continuando o exemplo, se os custos fixos fossem $40.000, minha renda operacional líquida seria: $100.000 (vendas) - $10.000 (custos variáveis) - 40.000 (custos fixos) = $50.000.

  4. Calcule a alavancagem operacional dividindo a margem de contribuição, $90.000, pela renda operacional líquida, que é de $50.000. O nível de alavancagem operacional, ou DOL, é: $90.000 dividido por $50.000 = 1,8.

  5. Interprete os resultados. Em geral um DOL maior é melhor, mas precisa ser comparado com outras empresas da mesma indústria. Uma empresa pode aumentar seu DOL reduzindo custos.

Loading...

O que você precisa

  • Planilha ou calculadora

Referências

Loading ...
Loading ...