O que são despesas antecipadas/receitas antecipadas e como elas são informadas no balanço?
Visage/Stockbyte/Getty Images
Na economia global, milhões de indivíduos pagam com antecedência por bens e serviços – seja para a reserva de viagens ou na cobertura de seguros, entre outros. Dependendo do tipo de acordo contratual realizado, dezenas de organizações também fazem pagamentos antecipados para transações específicas. As normas de contabilidade dizem aos contadores onde as despesas e receitas antecipadas devem ser registradas no balanço.
Despesas antecipadas
Uma despesa antecipada é um custo operacional que uma empresa pagou, mas ainda não utilizou ou consumiu ao final de um período específico, como um trimestre ou um ano fiscal. Os exemplos incluem prêmios de seguro, impostos e outras avaliações, aluguéis e manutenções. As organizações e indivíduos podem concordar em pagar adiantado por bens e serviços para aproveitar as vantagens financeiras, muitas vezes associadas ao pagamento adiantado. A despesa antecipada é um ativo, porque a empresa beneficiária deverá ressarcir o devedor caso falhe em cumprir os termos contratuais durante o período em que o acordo é válido. Os contadores classificam o item como um ativo de curto prazo, porque os acordos contratuais, tais como apólices de seguro, geralmente abrangem um ano – apesar de serem renováveis.
Receitas antecipadas
Uma receita antecipada é o dinheiro que uma empresa recolhe antes de entregar bens ou executar serviços. Em uma transação de pagamento antecipado, o pagador trata as remessas como despesas antecipadas, enquanto o receptor as considera como receitas antecipadas. Por exemplo, uma companhia de seguros registra remessas de prêmios que os segurados enviam como receitas antecipadas. Uma receita antecipada é um passivo de curto prazo, se o contrato subjacente tem uma janela de reembolso de 12 meses e é uma dívida de longo prazo, se o receptor tiver de pagar ao longo de um período superior a um ano.
Registro contábil
Um contador, ou um contador júnior, deve seguir normas específicas durante o registro de despesas e receitas antecipadas. Essas normas incluem os Princípios Gerias de Contabilidade (Generally Accepted Accounting Principles, ou GAAP), a Comissão de Valores Mobiliários e as Normas Internacionais de Contabilidade (International Financial Reporting Standards, ou IFRS). Segundo o GAAP e o IFRS, o contador júnior debita a conta de despesas antecipadas para aumentar a sua quantidade e credita para reduzir o valor da conta. O contador inverte os lançamentos para as transações de receitas antecipadas: débito na conta de receitas antecipadas para reduzir o seu valor e crédito para aumentá-lo.
Relatórios financeiros
As normas GAAP e IFRS exigem que uma companhia indique as receitas e despesas antecipadas no balanço. Esse relatório também é conhecido como declaração de condição financeira ou demonstração de posição financeira. A empresa apresenta as receitas e despesas antecipadas nas seções "dívidas de curto prazo" e "ativos de curto prazo" do balanço, respectivamente. Os itens antecipados também afetam a demonstração dos lucros ou prejuízos.
Referências
Sobre o Autor
Marquis Codjia is a New York-based freelance writer, investor and banker. He has authored articles since 2000, covering topics such as politics, technology and business. A certified public accountant and certified financial manager, Codjia received a Master of Business Administration from Rutgers University, majoring in investment analysis and financial management.
Créditos Fotográficos
Visage/Stockbyte/Getty Images