×
Loading ...

Como calcular a intensidade sonora em decibéis

O decibel, unidade de medida de intensidade sonora, pode ser abreviado como dB. Essa unidade é geralmente usada para quantificar o nível do som. Para descobrir a intensidade sonora em decibéis, utiliza-se o logaritmo da proporção do som (I) pelo limiar da audição (Io). Pode-se escrever a seguinte fórmula: decibéis = 10 x log10 (I/Io). O limiar da audição comum é 10^-12 watts / metro quadrado. Use uma calculadora para fazer esses cálculos.

Instruções

O decibel, unidade de medida de intensidade sonora, pode ser abreviado como dB (Photos.com/PhotoObjects.net/Getty Images)
  1. Divida a intensidade sonora pelo limiar da audição para calcular a proporção (I/Io). Por exemplo, se a intensidade sonora é 10^-9 watts/metro quadrado, então a proporção é 10^-9 / 10^-12 = 10^3= 1.000.

    Loading...
  2. Insira a proporção (I/Io) em sua calculadora e pressione o botão ''log'' para calcular o log da proporção na base 10. No exemplo acima, log10(1000) = 3.

  3. Multiplique o resultado obtido acima por 10 para calcular o nível do som em decibéis. Continuando com o exemplo, o nível do som é 3 x 10 = 30 decibéis.

Loading...

O que você precisa

  • Calculadora

Referências

Loading ...
Loading ...