Como calcular o lucro líquido na contabilidade

••• business accounts image by Nicemonkey from Fotolia.com

O lucro líquido determina o quanto uma empresa produziu durante um período de tempo específico. As empresas reportam o lucro líquido nas suas demonstrações financeiras, referidas como demonstrações de rendimentos. A renda líquida positiva indica que a empresa teve lucro em um determinado período de tempo, enquanto o lucro líquido negativo mostra que a empresa perdeu dinheiro nesse mesmo período de tempo. O lucro líquido é, normalmente, calculado em uma base mensal, trimestral ou anual.

Passo 1

Determine e some todas as receitas para o período de tempo especificado, sejam elas mensais, trimestrais ou anuais. As receitas são influxos de caixa de operações, tais como vendas.

Passo 2

Identifique e, em seguida, some todas as receitas dentro do mesmo período de tempo. Os ganhos não são provenientes das operações, mas são ganhos gerais sobre os itens, tais como a venda de um ativo ou o recebimento de uma ação judicial.

Passo 3

Calcule as despesas para o período de tempo especificado. Elas são saídas de caixa envolvidas com a operação da empresa e incluem itens como o custo dos produtos vendidos e as despesas administrativas gerais.

Passo 4

Calcule as perdas para esse mesmo período de tempo. Elas são provenientes de fontes não-operacionais relacionadas, tais como a perda sofrida com a venda de um ativo de longo prazo ou a derrota em uma ação judicial.

Passo 5

Some as receitas e ganhos para determinar o total de entradas e, em seguida, some as despesas e as perdas totais para determinar as saídas.

Passo 6

Subtraia o total de saídas do total de entradas, para determinar o lucro líquido.

Mais recentes

×