Como calcular a medida do ângulo central de um polígono regular de dez lados
Um ângulo central de um polígono é o ângulo criado a partir do ponto central dele até dois vértices adjacentes. Um polígono regular é definido como uma figura em que todos os lados e os ângulos interiores são congruentes ou iguais. Um polígono de dez lados é chamado de dodecágono; encontrar um ângulo central de um dodecágono requer uma fórmula que é utilizada para todos os polígonos regulares.
Step 1
Desenhe um dodecágono no seu papel. O polígono terá dez lados iguais de comprimento.
Step 2
Coloque um ponto central no interior do dodecágono.
Step 3
Desenhe todos os ângulos centrais possíveis no polígono usando uma régua. Haverá dez ângulos que serão criados e a figura será semelhante a uma pizza cortada em pequenas formas triangulares.
Step 4
Desenhe um círculo de qualquer tamanho em torno do ponto central do polígono. Um círculo é um polígono que contém 360 graus; isto mostrará a soma de todos os ângulos centrais igual a 360 graus.
Step 5
Divida 360, que é total de todos os ângulos centrais, por 10, que é número de ângulos centrais, para encontrar o ângulo de um dos ângulos centrais. Em um dodecágono, cada ângulo central é igual a 36 graus.
- Ao completar esse cálculo, você também pode determinar os ângulos internos dos dodecágonos. Um triângulo criado pelo ângulo central tem ângulos em um total de 180 graus. Subtraia o ângulo central e divida por 2 para encontrar os ângulos internos do dodecágono -- 180 - 36 / 2 = 72 graus.
- Esta fórmula funciona em ângulos centrais somente de polígonos regulares.